Estrela da Hyundai na edição deste ano do Salão de Paris, a terceira geração do i30 começa nesta semana a ser produzida em série na Europa. A montagem é concentrada na fábrica de Nosovice, na República Checa, de onde também saem a nova geração do Tucson e o monovolume ix20. As vendas na região serão iniciadas em janeiro.
Tratado como o carro mais importante da marca no Velho Continente, o novo i30 foi o primeiro inteiramente desenvolvido em solo europeu. Todo o projeto foi tocado no Centro Europeu de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, com sede na Alemanha. “Pretendemos continuar o sucesso das duas gerações anteriores, que acumulam mais de 800.000 foram vendidas na Europa desde 2008”, disse um porta-voz.
Sob o capô, o hatch conta com três opções de motor a gasolina e três a diesel. Na primeiro caso, a oferta fica por conta de um bloco 1.4 com 100 cv ou 140 cv, e um 1.0 3-cilindros turbo com 120 cv. A óleo, o destaque fica por conta do propulsor 1.6 com 95, 110 ou 136 cavalos.