
A BMW mostrou hoje (2) um protótipo do Série 1 com um motor experimental que recebe injeção de água junto com a gasolina. De acordo com a marca, a tecnologia empregada no motor a gasolina 1.5 biturbo de três cilindros permite que o carro obtenha mais potência e reduza as emissões de poluentes.

O propulsor recebeu um spray no sistema de admissão que injeta água no cilindro. Com isso, o motor pode ser resfriado em até 25°C – já que, devido ao turbo, o motor aquece mais do que os motores aspirados por trabalhar com mais pressão – evitando que mais combustível seja injetado na mistura.
Com potência de 218 cv, o protótipo ainda emite 10% menos poluentes do que a versão equivalente em produção – para efeito de comparação, o modelo 116i, equipado com motor a gasolina 1.5 de três cilindros aspirado, rende 110 cv de potência. Outra vantagem do sistema é que não é necessário um tanque exclusivo para a água, já o motor reaproveita o líquido gerado pelo condensador de ar-condicionado.
Fonte: icarros