Ainda que market share e liderança “não paguem almoço”, como Thomas Schmall costumava dizer em entrevistas coletivas, também parece certo que seu sucessor na presidência da Volkswagen do Brasil, David Powels, terá de lidar com uma incômoda e recente perda de liderança, após 27 anos, do Gol para o Palio como carro mais vendido do País. De janeiro a novembro deste ano foram emplacados 160.784 Palio, somadas as gerações antiga e atual do Fiat, ante 159.207 Gol, segundo dados da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.
– Veja aqui o estudo da Fenabrave
Até o mês anterior o Volkswagen ainda segurava a liderança no acumulado do ano, mas desde junho o Fiat vinha obtendo números superiores, que lhe deram o topo na soma dos 11 meses, com vantagem de mais de 1,5 mil carros sobre o Gol. A conquista pelo Fiat se deve não só ao benefício da soma das duas gerações, mas também porque a versão antiga, chamada Fire, tem o menor preço de tabela do mercado nacional, com versões a partir de R$ 25.430.
O Gol ainda é o líder em vendas diretas, em regra feitas a frotistas. No varejo, contudo, está atrás não só do Palio, mas também de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Fiesta (cujo total também inclui duas gerações, Rocam e New Fiesta).
O Gol assumiu o posto de carro mais vendido do Brasil em 1987 e não se pode descartar a possibilidade de que retome a liderança até o fim de 2014 se a Volkswagen fizer ações de venda direcionadas tanto a varejo como a grandes frotistas, mas a Fiat também pode usar o mesmo recurso para erguer a taça no fim do ano – e já sai com vantagem de mais de 1,5 mil carros.
OS MAIS VENDIDOS EM NOVEMBRO E NO ACUMULADO DO ANO