Todos os sistemas de A/C, incluindo o ar Funcionamento do Ar Condicionado automotivo, funcionam, basicamente, da mesma forma, conforme os princípios da evaporação, da condensação, da compressão e da expansão, e consistem nos mesmos sete componentes principais:
- o compressor,
- o condensador,
- o desumidificador,
- o tubo de orifício ou válvula de expansão,
- o evaporador,
- as mangueiras
- e, é claro, o gás refrigerador.
O gás refrigerador, num A/C, que é agora HFC-134a (R-134a), entra em erupção a cerca de -15.9F (-264ºC), o que significa que é um gás tipicamente abaixo dos níveis normais da pressão atmosférica.
Um dos princípios básicos em que um sistema A/C, funciona é o Latent Heat Evaporation (Evaporação do Calor Latente), que significa que o refrigerador deve estar pronto a evaporar, pelo que precisa, primeiro, de se tornar líquido.
Se você está pouco familiarizado com o Latent Heat Principle (Princípio do Calor Latente), este é, basicamente, o mesmo de como a transpiração regula a nossa temperatura corporal.
Num dia de muito calor. Quando nós transpiramos, a umidade evapora-se da nossa pele, absorvendo o calor nesse processo e transmitindo uma sensação de frescura.
Com o R-134a, do ar condicionado automotivo, para se poder subir o ponto de erupção a uma altura suficiente para que o refrigerador se condense em líquido a uma temperatura ambiente mais realista, tem que estar altamente pressurizado.
O sistema A/C, é uma laçada contínua, que é uma cisão entre o lado da alta-pressão e o lado da baixa-pressão do compressor. A alta-pressão criada pelo bombeamento do compressor empurra o agora aquecido e pressurizado gás refrigerador, através de uma mangueira, para o condensador, onde o calor provoca a condensação do gás refrigerador em líquido.
O líquido, ainda sob alta-pressão, corre então para a conduta de ar seco, que contém um filtro para remover quaisquer detritos que possam estar dentro do sistema, assim como matéria dissecante para remover qualquer umidade ou impureza do refrigerador. (A umidade, misturada com o gás refrigerador, pode formar um ácido corrosivo!)
O líquido refrigerador purificado, no do ar condicionado automotivo, corre através das mangueiras do A/C para a cabina do automóvel, onde sai então através de pequenos orifícios, tanto na forma de orifício fixo como na de válvula de expansão térmica. A névoa fina resultante que é calibrada pela válvula (pense num dedo a tapar o fim de uma mangueira) é difundida através do evaporador localizado na caixa de aquecimento que se situa por baixo do travessão.
A baixa de pressão causada pela válvula de expansão, no A/C automotivo, é suficiente para que o gás refrigerador se vaporize enquanto circula no evaporador, absorvendo uma grande parte do calor nesse processo.
Uma ventoinha localizada no radiador sopra o ar do ambiente através do agora gelado evaporador, o qual absorve o calor do ar, e o ar frio que daí resulta é enviado, através dos ventiladores, do A/C automotivo, para o interior da viatura.
Devido a que o ar arrefecido tem menos capacidade de manter a umidade, o evaporador também desumidifica o ar. A condensação desenvolve-se no evaporador do ar condicionado automotivo, e a água escoa-se através de um tubo de escoamento que sai da caixa de evaporação e provoca as poças de água que vemos por baixo dos carros que estão parados com o A/C ligado.
Dependendo do projeto do sistema, à medida que o gás refrigerador é sugado de volta em direção ao compressor, deve haver também um acumulador apenso à saída do evaporador, que irá servir para que nenhum líquido refrigerador ou qualquer umidade entrem no compressor.
E é tudo acerca de como funciona o ar condicionado do seu carro.