Diferenças entre radiadores e intercoolers brasados e expandidos

23/02/2017 - 17:08min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

– Radiadores e Intercoolers Brasados

Os radiadores brasados são formados por tubos que possuem turbilhonadores internamente. Esses turbilhonadores têm como função mudar o escoamento e circulação do ar, no sentido de obter um melhor rendimento. Uma grande vantagem dos turbilhonadores é evitar a formação de uma película, que impede a parte central do fluxo de trocar calor, prejudicando o desempenho do sistema. Mais que apenas um resfriador, o intercooler brasado funciona como um filtro, obstruindo qualquer sedimento que não seja ar, obrigando o ar a recircular antes de ir para o motor, retendo fragmentos que por ventura venham da turbina.

img30379

– Radiadores e Intercoolers Expandidos

Os sistemas de radiadores fabricados mecanicamente com tubos e aletas são utilizados na refrigeração de motores de menor potência ou com bastante espaço disponí­vel para a sua instalação. Devido a maior seção livre nos tubos redondos e ovais, existe uma maior velocidade do fluxo no interior desses tubos, em relação aos tubos chatos, e por consequência uma pior transferência de calor. Inadvertidamente, por desconhecimento ou em função de um custo um pouco menor, está sendo aplicado em diversos caminhões, intercoolers do tipo expandido. Além de não funcionar adequadamente, diminui a vida útil do motor, pois seus tubos redondos permitem a passagem de alguns fragmentos, ao contrário do brasado.

img30378

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?