Destaque na Fenatran: Caminhão Movido a Etanol

Scania apresentou o primeiro caminhão 100% movido a etanol. Segundo a marca, o modelo P270 tem desempenho equivalente ao seu similar a diesel, mas com 90% menos CO2 emitido, maior atrativo para a novidade.

31/10/2011 - 08:49min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img18911

A Scania trouxe para a Fenatran 2011 algumas novidades para sua nova linha de caminhões. Como muitas outras marcas, o investimento na melhoria da eficiência energética dos propulsores para que se adequem às novas leis anti-poluição Euro5. A marca sueca foi a primeira no Brasil a apresentar seus motores com o SCR, para tratamento dos gases expelidos pelo motor após a queima.

Entretanto, a maior novidade é o primeiro caminhão 100% movido a etanol. Segundo a marca, o modelo P270 tem desempenho equivalente ao seu similar a diesel, mas com 90% menos CO2 emitido, maior atrativo para a novidade. O mesmo motor já roda em cerca de 60 ônibus urbanos na cidade de São Paulo, e agora é montado pela primeira vez num caminhão. O modelo terá a distribuição inicial limitada a alguns clientes para testes de uso comum. Apesar do maior consumo em relação ao diesel, a Scania acredita que o potencial comercial do motor está na drástica redução da emissão de poluentes.

Além disso, todos os motores foram adequados à Euro5, e os maiores V8 de 560 cv e 620 cv já atendem à futura Euro6, que entrará em vigor nos próximos anos. A Scania também investiu em programas de gerenciamento de frota e treinamento de motoristas, além da tecnologia embarcada nos caminhões.

VEJA OUTROS DESTAQUES CLICANDO NA ABA DE GALERIA DE IMAGENS.

Fonte: MotorDream por Igor Macário Costa

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?