A tampa do radiador de um automóvel desempenha funções no funcionamento de um carro, uma vez que conserva o líquido de arrefecimento no interior do radiador e retarda o ponto de efervescência da água do sistema de arrefecimento por pressurização. Conheça quais são os problemas que surgem na tampa do radiador de um carro e impeça o seu aparecimento antes que seja tarde demais.
O FUNCIONAMENTO DA TAMPA DO RADIADOR DE UM CARRO
A tampa do radiador de um automóvel parece, à partida, um acessório sem grande importância para o desempenho de um carro e das suas peças principais, no entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que ela tem funções capitais: mantém o líquido refrigerante no interior do radiador e alivia a pressão se a temperatura da água e do líquido de refrigeração for muito elevada. A tampa do radiador tem uma mola associada que ao subir liberta o excesso de pressão que provém do radiador. Contudo, se a tampa do radiador não estiver a funcionar corretamente, o carro pode sobreaquecer e daí podem surgir danos irreparáveis para o veículo.
QUAIS OS PROBLEMAS PRINCIPAIS DA TAMPA DO RADIADOR E COMO OS CORRIGIR
Todos os automóveis necessitam de uma revisão e manutenção periódicas para que todas as suas peças automóveis estejam em perfeitas condições de utilização e a tampa do radiador não é exceção. Existem vários problemas que podem afetar o funcionamento da tampa do radiador e estes, assim que detetados, devem ser imediatamente corrigidos. Dos mais importantes, destacam-se os seguintes:
A tampa do radiador desgastada ou os selos danificados
A tampa do radiador tem um selo específico na sua parte inferior. Por norma, o selo é feito em borracha e esta é capaz de lidar com o calor que é gerado pelo radiador . O selo funciona como uma espécie de proteção com o intuito de impedir que o líquido refrigerante transborde para fora do radiador. Se o líquido de arrefecimento começar a ferver e sair para fora do radiador, existe uma forte probabilidade da tampa do radiador e do respetivo selo ficarem danificados. Se esta situação se verificar, é preciso substituir o respetivo selo. Para o fazer com sucesso, é necessário seguir os 5 passos seguintes:
Aguardar que o radiador arrefeça
Remover a tampa do radiador
Retirar o anel de borracha para fora do radiador
Pôr um novo selo de acordo com as medidas mais apropriadas
Colocar a tampa do radiador no seu devido lugar
Estes são os passos que devem ser realizados para substituir um selo danificado do radiador. Os selos são de fácil colocação e estão disponíveis para venda em qualquer loja especializada de automóveis. Por outro lado, se pretender resolver o problema de uma forma geral, basta comprar uma nova tampa do radiador.
A mola do radiador presa ou esmagada
A água e o líquido de arrefecimento garantem a temperatura mais adequada para o funcionamento do motor de um carro e impedem o sobreaquecimento do radiador e a explosão da tampa do mesmo. Assim que a efervescência do líquido de refrigeração ou da água chegar à tampa do radiador, o fluido terá necessidade de sair por uma câmara específica. Se isto não acontecer, é sinal de que a mola do radiador está presa ou esmagada. Esta situação pode ser facilmente corrigida, pois, na maioria das vezes, a tampa do radiador requer apenas uma boa limpeza. Caso não resulte, é necessário substituir a mola do radiador para resolver o problema e pode adquirir uma nova numa loja especializada de automóveis.
A ferrugem e a corrosão apresentados pelo radiador
Uma vez que o radiador é preenchido com água ou líquido de arrefecimento, é natural que, com o passar do tempo, a tampa do radiador fique desgastada e enferrujada. Ela também pode corroer devido à utilização de outros tipos de produtos químicos. No entanto, quando a ferrugem se instala na tampa do radiador, muitas coisas podem começar a funcionar mal: o líquido refrigerante pode transbordar, a mola do radiador pode ficar presa e o radiador deixará de ter um ajuste apertado. Para que isto não se suceda, é necessário remover a tampa do radiador e inspecionar a parte inferior da mesma. Deve verificar se existe ferrugem nas áreas mais suscetíveis, assim como qualquer tipo de descoloração. A existir, deve removê-la com o auxílio de palha-de-aço e solvente. No entanto, se a tampa do radiador estiver muito desgastada e enferrujada, é preferível adquirir uma nova.