Depois do recorde registrado em 2011, a Volvo espera uma leve desaceleração no mercado de caminhões pesados no País este ano em torno de 6%. As vendas devem cair de 112 mil para 105 mil veículos com o início da nova etapa do programa de controle de emissões para veículos comerciais, o Proconve P7 ou Euro 5. Apesar disso, “este deve ser o segundo melhor ano para o setor no País”, lembra Bernardo Fedalto, gerente de vendas da linha F que acumula agora a função com a de diretor comercial da companhia para o Brasil.
Com um total de 19 mil unidades no mercado nacional, os emplacamentos da montadora aceleraram 24,5% no ano passado. O desempenho garantiu ganho de 1,3 ponto porcentual em participação nas vendas, para 11%. Entre os pesados, a empresa afirma ter garantido fatia de 17%, com liderança no segmento. Outro marco foi o FH440, caminhão mais vendido da categoria pelo terceiro ano consecutivo.
A montadora registrou crescimento acelerado no País nos últimos anos. Em 2008 a marca sueca comercializou 9,6 mil unidades no mercado nacional, cerca de metade do volume atual. Em 2012 a companhia não pretende acompanhar a retração esperada para o mercado. “Queremos garantir novamente a liderança em pesados e crescer com a linha VM”, projeta Fedalto.
As vendas da família de semipesados da marca deram um salto de 40% em 2011. O principal impulso para a alta é o setor de construção, que deve continuar aquecido este ano. A Volvo estuda ainda oferecer o câmbio automatizado i-shift para os semipesados.
Euro 5
Depois das férias coletivas, encerradas em 20 de janeiro, a Volvo iniciou a produção dos caminhões Euro 5. Segundo Fedalto, os estoques de veículos Euro 3 já estão no fim. “Ainda temos algumas unidades VM, mas quase nada da linha F. Depois do carnaval já será tudo novo”, explica.
O preço dos caminhões com tecnologia SCR para atender à nova norma de emissões é 10% a 15% maior do que o dos modelos anteriores. As concessionárias da marca, no entanto, estão comercializando unidades com reajustes inferiores a este. A empresa espera demanda ainda baixa no primeiro trimestre, mas aquecimento dos negócios ao longo do ano. A expansão das vendas será acompanhada ainda da ampliação da rede, que deve ganhar cinco novos pontos em 2012 e encerrar o ano com 90 lojas.
América Latina
As exportações da Volvo, que abastecem principalmente os mercados latino-americanos, também registraram avanço expressivo no ano passado. Com cerca de 4 mil veículos, os volumes cresceram cerca de 120%. Os embarques foram principalmente de unidades da linha F.
O total comercializado na América Latina, somando o mercado brasileiro, foi de 25,2 mil caminhões. O resultado é 35% superior ao anotado no ano anterior. Com o volume, a companhia garantiu faturamento de US$ 5,2 bilhões na região.
Assista à entrevista exclusiva com Bernardo Fedalto, diretor de comercial da Volvo Trucks para o Brasil:
Fonte: Automotive Business