Volkswagen trabalha emcâmbio de dez marchas

Grupo investe em novas tecnologias para reduzir consumo e emissões

30/04/2013 - 08:29min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img23478

Se antes o mercado via as montadoras brigarem, “apenas”, para ver qual oferecia mais cavalos ou potência. Agora acompanha a disputa pelo maior número de marchas nos câmbios. Quem se prepara para entrar na disputa é a Volkswagen. O chairman do grupo alemão, Martin Winterkorn, declarou que a montadora está desenvolvendo uma transmissão de dez velocidades com dupla embreagem, pensada, como de praxe, para ajudar na redução de consumo. A afirmação foi feita durante o International Motor Symposium, em Viena, na Áustria.

Na ocasião, o executivo revelou que um propulsor a diesel de alta performance, com 138 cv, também está nos planos. A unidade terá sistema de válvulas variáveis, sistema de injeção de alta pressão (acima de 3.000 bar) e novo e-booster. Winterkorn,ainda indicou que vê grande potencial nos veículos híbridos com recurso plug-in .

As tecnologias “alternativas” devem auxiliar a VW a alcançar o objetivo autoestabelecido de reduzir a 95 g/km o índice de emissão de CO2. Mas o grupo não pensa em abandonar os motores de combustão interna que, para Winterkorn, ainda resevam grande possibilidade de desenvolvimento. Ele afirma que desde o ano 2000, a VW diminuiu em mais de 30% essa liberação do gás – e que outros 15% poderão ser alcançados dentro de sete anos.

Trinca de dez

A VW não é a única que concentra parte dos esforços na criação de um câmbio de dez marchas. A Hyundai já revelou que pretende lançar uma transmissão com essas características no próximo ano. Enquanto, recentemente, as montadoras americana Ford e GM anunciaram que vão unir forças para preparar câmbios de nove e dez marchas.

Fonte: www.revistaautoesporte.globo.com

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?