Apresentada no Salão de Genebra, em março, o versão reestilizada do VW up! será lançada no Brasil em fevereiro do próximo ano, já como linha 2018. Segundo apuramos, a mudança visual e interna aplicada ao compacto na Europa será replicada por aqui na íntegra – talvez um ou outro equipamento fique de fora devido ao posicionamento mais popular do modelo em nosso mercado.
Em termos visuais, o novo up! recebe para-choque com desenho mais esportivo e um espaçamento maior entre a base da peça e o começo do capô, incluindo agora uma fina grade no local. Os faróis ganham LEDs para iluminação diurna (o que seria muito bem-vindo aqui devido à nova lei de faróis acesos na estrada 24h por dia) e as lanternas passam a ter lentes escurecidas e novo arranjo interno de luzes. Atrás também muda o para-choque, com novos recortes e a adoção de refletores na extremidades.
As melhores novidades ficarão na cabine. O up! perderá um pouco daquele aspecto simples, adotando quadro de instrumentos semelhante ao do Fusca, com mostradores maiores e de melhor visualização que os atuais, enquanto o volante passará a ter o mesmo desenho do Golf – peça já usada aqui até pelo Gol.
Na parte de conectividade, o up! deverá abandonar a central multimídia Maps & More, presa acima do painel, em favor do sistema Composition Touch com tela de 5? integrada à parte central do console. Na Europa o up! também recebeu opção de ar-condicionado digital, mas não apostamos que ele venha para cá. Afinal, nem mesmo os irmãos mais caros Gol e Fox possuem tal refinamento.
Sob o capô, tudo fica como está: motor 1.0 3-cilindros EA-211 em versões aspirada (82 cv) e TSI (105 cv), sendo o primeiro oferecido também com a transmissão automatizada I-Motion além do câmbio manual convencional. A primeira aparição do novo up! no Brasil deverá acontecer já no Salão do Automóvel, em novembro.