O primeiro carro feito em impressora 3D do mundo

Carro conceito dará origem a modelo de produção elétrico cujas vendas devem começar ainda em 2015

17/04/2015 - 00:58min

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O Salão de Detroit deste ano foi marcado pelo lançamento de dois supercarros: o Ford GT e o Honda NSX. Mas, um pequeno estande escondido em meio aos colossais espaços das principais montadoras mostrava o que promete ser o verdadeiro futuro na produção de carros de passeio: a impressão em três dimensões.

No andar abaixo do principal piso do Salão ficava o espaço dedicado a start-ups e outras empresas que prometem criar o que vamos ver nas ruas em um futuro talvez nem tão distante. Em meio a tecnologias futuristas, lá estava o Strati, o conceito que dá pistas sobre como será o primeiro carro de produção feito completamente em uma impressora 3D. O visual esquisito não nega: ele ainda é um carro conceitual, mas já é capaz de rodar. Segundo os planos da Local Motors, a versão de produção chegará às ruas ainda este ano.

Por enquanto, o Strati ainda não é prático. Antes de nos levar para uma volta, sua bateria era recarregada em um canto do salão. De lá até a pista de testes, o carro mostrou muita dificuldade para ser manobrado. Um movimento que levaria alguns segundos em carros até maiores levou longos minutos no Strati. Confira no vídeo abaixo.

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Mas, afinal, como anda o primeiro carro feito em impressora 3D do mundo? Para sentar no banco do carona é preciso estar com a ginástica em dia: o carro é extremamente baixo e não tem portas. Como a proteção lateral é relativamente alta, os passageiros têm que fazer esforço e se segurar na borda do para-brisas para não cair no banco.

Já em movimento, o Strati é extremamente silencioso. As partes mecânicas do carro não são impressas – motor e câmbio, por exemplo, são emprestados do compacto Renault Twizy. Mas, a versão de produção promete novidades. “A Renault foi uma grande parceira até agora, mas estamos buscando outras opções de motorização”, diz Taylor Alexander, uma das responsáveis pelo projeto. No entanto, deve manter desempenho semelhante aos 17 cv e 7,1 kgfm de torque do conceito atual.

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Apesar dos números aparentemente modestos, o Strati tem bom fôlego. Como é tradicional de carros elétricos, o torque máximo é entregue instantaneamente, o que torna a aceleração sempre disponível. Essa característica aliada à dificuldade de manobras mostrou que a aptidão do Strati é para trechos retos, quando os passageiros viajam sem ouvir barulho de motor e nem sentir grandes vibrações. Durante nossa carona, ele não ultrapassou os 20 km/h, mas pode chegar a cerca de 50 km/h, segundo a empresa.

O carrinho usa tecnologias bastante avançadas para sua produção, mas não espere equipamentos modernos dentro da cabine. Não há nada além do espaço para o volante e o quadro de instrumentos. O acabamento é bastante precário e deixa a mostra as camadas do filamento de plástico ABS e fibra de carbono de que o Satrati é feito. A versão de produção, porém, deve deixar o ar de carro futurista um pouco de lado com a aplicação de uma espécie de verniz, que torna a parte de fora da carroceria mais parecida com as que estamos acostumados atualmente. Os bancos são finos, semelhantes aos de bugues, mas não chegam a incomodar em trechos curtos.

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Planos

O projeto para construir o carro 3D começou em março de 2014 e até agora já rendeu três unidades que podem rodar normalmente – uma delas foi impressa durante o Salão de Detroit. Como o conceito não tem portas, retrovisores nem cintos, ainda só pode circular em ambientes controlados. “O Strati é uma prova de que nós podemos, de fato, produzir um carro impresso em 3D”, diz Taylor. A versão final, obviamente, atenderá a todas as regulamentações de trânsito para ser vendida como um carro comum. A Local Motors garante, inclusive, que o carrinho será aprovado em testes de colisão.

E não pense que só seus filhos poderão levar um carro desses para casa. No que depender da empresa, as primeiras unidades serão entregues ainda em 2015, a preços salgados: “O carro de produção feito a partir do Strati deve custar entre R$ 50 mil e 85 mil e será inicialmente produzido em nossa fábrica de Washington”, explica Taylor. O carro final deve ser divulgado até junho, já que os planos da marca são ousados. Estão previstas 100 linhas de produção ao redor do mundo nos próximos dez anos. Perguntada se o Brasil poderia estar nessa rota, Taylor questiona: “Por que não?”.

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Linha de produção

Toda a estrutura do carro é impressa de uma só vez, em uma só peça. Por isso, o visual deixa a mostra cada uma das camadas do material impresso. Por enquanto, a Local Motors leva 44 horas para imprimi-lo, mas espera reduzir este período para 24 horas, facilitando sua produção em massa.

Uma das possibilidades que a impressão de carros em três dimensões cria é a de que cada pessoa possa desenhar seu próprio carro ou fazer alterações direto na fábrica. Esse pode ser um dos grandes diferenciais da Local Motors, caso os ambiciosos planos de produção ainda este ano saiam do papel. “Nós somos super a favor da customização e consideramos esta uma possibilidade real para o carro impresso em 3D”, diz.

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Fonte: www.revistaautoesporte.globo.com

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