Perua e cupê de quatro portas ganham 30 cv extras e novo diferencial central autoblocante
Embora a Audi seja uma das fabricantes que mais apostam em veículos elétricos, tanto que lançará apenas carros zero emissões a partir de 2026, a marca das quatro argolas ainda não deixou de lado os esportivos. Prova disso é a estreia dos novos RS6 Avant e RS7 Sportback na configuração Performance, que agrega ainda mais potência e exclusividades visuais para a perua e o cupê de quatro portas esportivo.
Começando pelo que todo mundo quer saber, o motor V8 4.0 biturbo ganha uma atualização com turbos maiores e agora entrega nada menos do que 630 cv de potência e 86,68 kgfm de torque, força que continua sendo despachada para as quatro rodas por meio do sistema quattro. Comparado às versões “normais”, são 30 cv e 5,1 kgfm de torque a mais. Nos números de desempenho fornecidos pela Audi, RS6 Avant e RS7 Sportback Performance agora vão de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos (era 3,6s). A velocidade máxima é de 280 km/h em ambos, que vêm com o RS Dynamic Package de série, que soma ainda o sistema de esterçamento nas rodas de trás.
Houve ainda aprimoramentos em busca da redução de peso, à exemplo das rodas de 22 polegadas que são 5kg mais leves (uma economia de 20 kg no total) em comparação a rodas desse tamanho, porém elas são opcionais – de série vem um jogo de rodas de 21 polegadas. Outra dieta responsável por 34 kg a menos são os freios de carbono-cerâmica, que medem 440 mm na dianteira e 370 mm na traseira.
Os freios podem ter pinças em vermelho, azul ou cinza e são opcionais no RS Dynamic Package Plus – que eleva ainda a velocidade máxima de 280 km/h para 305 km/h. Os pneus Continental Sport Contact 7 na medida 285/30 para as rodas 22” prometem melhor aderência e menor distância em frenagens de 100 km/h a 0 km/h, reduzindo em dois metros.
Visualmente falando, a versão Performance da RS6 Avant e RS7 Sportback tem algumas diferenças. Há diversas partes pintadas em cinza fosco, como spoiler dianteiro, capas dos retrovisores, soleiras laterais, rack de teto, frisos das janelas e difusor traseiro. Está disponível ainda um pacote opcional em carbono fosco, trazendo faróis escurecidos e o logotipo da Audi totalmente em preto.
Na cabine o destaque fica para os bancos de couro perfurado com costuras em formato de favo de mel, enquanto as laterais do console central e a superfície da alavanca de câmbio dos dois carros têm revestimento em microfibra Dinamica, material que tem 45% de fibras de garrafas PET recicladas. No famoso painel de instrumentos digital de 12,3”, a Audi adicionou um indicador de mudança de marcha quando o câmbio estiver no modo manual e outro indicador do sistema de controle de largada. O toque final fica para a projeção de LED no chão com a inscrição “RS Performance” quando as portas são abertas.