Após chegar à marca de 100.000 veículos com características específicas produzidos em sua fábrica de Resende (RJ), a MAN Latin America anuncia que em 2014 investirá cerca de R$ 13 milhões somente no desenvolvimento destes produtos. Este aquecimento se deve principalmente às recentes vendas realizadas ao setor público.
O desenvolvimento dos produtos chamados especiais é um dos pilares que contribuíram para a MAN Latin America alcançar à liderança no mercado brasileiro de caminhões por dez anos consecutivos e a vice-posição em ônibus. Sua produção corresponde a cerca de 20% do volume anual fabricado pela empresa no interior do Estado do Rio de Janeiro.
“Fomos a primeira montadora a entregar veículos especiais, de acordo com as necessidades mais específicas do cliente e agora se tornou uma demanda indispensável. A expectativa é que este segmento cresça cada vez mais e estamos preparados para nos mantermos competitivos. Temos uma fábrica diferente, a qual nos permite flexibilizar processos e inovar em operação, além de contar com parcerias estratégicas com fornecedores para este tipo de negócio”, destaca Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da MAN Latin America.
As unidades especiais são produzidas em escalas diferenciadas na fábrica, mas alguns destes modelos já fazem parte do catálogo regular de ofertas devido ao seu sucesso no mercado, como por exemplo, o VW Constellation 24.280 6×2, modelo que iniciou sua história na década passada como veículo especial. O mercado de exportação também absorve boa parcela deste segmento. Só em 2013 mais de 800 unidades com características especiais foram embarcadas a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio. O Peru é o campeão de envios com marca superior a 700 veículos desde 2010.
Para que toda a demanda seja atendida com total garantia ao cliente, a MAN Latin America mantém a parceria exclusiva com a BMB, um centro de modificações. A empresa está ao lado da montadora e prevê investimento de mais de R$ 20 milhões até 2014 para melhoria de processos. No local são montados componentes como: segundo eixo direcional, tomada de força para equipamentos compactadores, escapamento vertical, ônibus com piso baixo (Low Entry), entre outros.
Fonte: www.msncaminhoes.icarros.com.br