Inmetro vai etiquetar 105 carros  

Modelos terão sua eficiência energética exposta ao consumidor

29/02/2012 - 14:58min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img20621

Os automóveis que participarão do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular em 2012 serão literalmente “etiquetados”. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Tecnologia e Qualidade), órgão que realiza os testes em parceria com o Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural / Petrobrás), vai adesivar os vidros dos modelos avaliados. O objetivo é permitir que o consumidor compare a eficiência energética dos veículos de uma mesma categoria.

A tabela 2012 contempla oito montadoras (Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen) e terá 157 versões de 105 modelos, que correspondem a 55% do volume de vendas do mercado brasileiro. A edição traz ainda duas novas categorias: utilitários esportivos e minivans. Essas se juntam as já existentes (subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial e aventureiros).

A classificação vai de “A” (mais eficiente) até “E” (menos eficiente) e, para comparar veículos que usam combustíveis diferentes, os valores de consumo com álcool e gasolina aparecerão convertidos em joule – unidade que mede a energia produzida. Outra informação apresentada pela Etiqueta Veicular são os valores de referência da quilometragem por litro na cidade e na estrada. Como os testes são realizados em laboratório, há um controle e todos os modelos são expostos à mesma situação.

Para 2013, o Inmetro ampliará o programa: também serão avaliadas as emissões de CO2 de cada participante, já de olho nas futuras leis brasileiras de emissões.

Fonte: Auto Esporte.

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?