Chegou a ser um dos SUVs mais vendidos do país, mas perdeu espaço para os novatos a partir de 2016
Aproveitando o sucesso do Tucson, a Hyundai (sob a gestão da Caoa) apresentou em 2010 o ix35, que no exterior é a segunda geração do SUV. Com emplacamentos começando em junho de 2010, mas com vendas em volume a partir de setembro daquele ano, trouxe um visual totalmente diferente do Tucson, que já estava na lojas há alguns anos.
O Hyundai ix35 inicialmente foi importado da Coréia do Sul, enquanto o Tucson já era produzido em Anápolis (GO). Algumas unidades chegaram com o motor 2.4 aspirado de 180 cv e 23,1 kgfm de torque com transmissão automática de 6 marchas e tração integral, mesma transmissão que estava disponível com o motor 2.0 de 168 cv e 20,1 kgfm de torque. Este também estava disponível com a transmissão manual de 5 marchas e automática de 6 marchas e tração apenas dianteira.
Em 2012, ainda importado, o ix35 recebe o motor 2.0 flex, com 169/178 cv e 20/21,4 kgfm de torque, com transmissão manual de 6 marchas ou automática. Em setembro de 2013, a Caoa oficializou a produção do SUV na planta de Goiás, onde seguiu até o fim do ano passado, quando deixou de ser produzido. Curiosamente, o ix35 foi produzido ao lado do Tucson de primeira geração até 2018 e, ao lado de ambos, a terceira geração já com motorização 1.6 turbo.
Uma reestilização e só
Em 2015, como linha 2016, o Hyundai ix35 recebeu sua única reestilização em todos esses anos. A reestilização já era conhecida no exterior desde 2013 e, por lá, o Tucson já aparecia na terceira geração. Para nós, o ix35 recebeu mudanças nos parachoques, faróis e lanternas – e uma cor laranja nada discreta para uma série de lançamento.
Em 2014, o Hyundai ix35 chegou ao seu topo de vendas, com 15.315 unidades emplacadas e foi o 4º mais vendido entre os SUVs – que eram basicamente Ford EcoSport, Renault Duster, Hyundai Tucson e ele no topo. Em 2015, emplacou 14.729 unidades, mas o segmento já tinha a companhia do Honda HR-V e Jeep Renegade, e o ix35 ultrapassou o Tucson.
Em 2016, outros SUVs aparecem entre os compactos e o Jeep Compass começa a ser produzido no Brasil. A novidade acaba “apagando” o ix35 entre os médios, que já vê uma queda considerável em vendas, com 10.226 unidades, seu melhor resultado até o fim de sua produção. Em 2016 também começa a ser produzida no Brasil a terceira geração do Tucson, com motor 1.6 turbo e que também colabora para a baixa do ix35 dali em diante. Veja os emplacamentos de 2010 a 2021 – em 2022, nenhuma unidade foi emplacada em janeiro.
ANO | EMPLACAMENTOS |
2010 (a partir de junho) | 6.797 |
2011 | 13.619 |
2012 | 11.027 |
2013 | 10.368 |
2014 | 15.315 |
2015 | 14.729 |
2016 | 10.226 |
2017 | 10.254 |
2018 | 8.525 |
2019 | 5.786 |
2020 | 2.583 |
2021 | 2.597 |