O funcionamento do sistema de arrefecimento consiste em um circuito fechado e pressurizado, onde a água circula no interior do motor colhendo o calor gerado pela combustão e trocando a temperatura com ambiente externo
Ao ligar o motor o mesmo começa a funcionar, a bomba d’água que está ligada ao motor, através de uma correia, começa a girar e produzir o bombeamento de água. Enquanto a temperatura do motor estiver abaixo de uns 70º C a água só circula dentro do bloco e cabeçote.
[Bomba d’água]
Quando a temperatura da água atingir um determinado valor acima de 70ºC a válvula termostática começa a se deformar e abrir a passagem para a tubulação e mangueiras levarem água até o radiador.
[Componentes da válvula termostática]
O radiador, que geralmente é de uma liga de Alumínio, excelente para defletir o calor, passa a cumprir seu papel de trocar a temperatura com o meio externo. O radiador é construído de uma forma que a água ande em “zigue e zague” como uma serpentina. Ligado a esta serpentina estão as “aletas” do radiador, dando a forma de uma colméia. O radiador está colocado em uma posição estratégica, na parte da frente do veículo, o objetivo é receber o ar mais fresco que entra pela grade e bate direto no radiador trocando o calor com a água quente do motor.
[Detalhe da entrada de água no radiador]
Depois de baixar a temperatura a índices normais de funcionamento, que estão em torno de 90ºC a 110ºC, a água volta para o reservatório de expansão e depois entra novamente para o motor e o ciclo recomeça sem parar, até se desligar o motor.
[Reservatório de expansão de água]
O sistema de arrefecimento conta com um componente chamado reservatório de expansão, nome caracterizado de sua função para o sistema, no qual, além de reservar a água também dispõe de um espaço interno para a expansão do ar sob alta pressão do sistema em temperatura alta.