A Ford apresentou em Camaçari (BA), o Ka Concept, que será base para a nova geração do hatch, que passará a ter também a carroceria com 4 portas -atualmente, só há 2 portas. Desenvolvido naquela unidade para ser um produto mundial -o segundo depois do EcoSport-, o Ka será lançado no Brasil no ano que vem.
Na apresentação, a montadora prometeu que o modelo não será um “carro peladão”, informando que, pelo menos em algumas versões, ele terá o sistema de conectividade Sync e a possibilidade de conectar o celular ao veículo. A Ford também prometeu que o Ka será “o mais econômico da categoria”, nas palavras de Joe Hindricks, presidente da Ford nas Américas. Também existe a promessa de “interior espaçoso” e investimento em segurança.
O evento na Bahia também contou com Bill Ford, bisneto do fundador Henry Ford e atual presidente do conselho mundial da marca, discursando na presença dos funcionários da planta. “Este é o 2º produto global vindo do Brasil e ainda virão outros marcos. O melhor está por vir, começando pelo novo Ka”, disse ele.
No Brasil, os rivais declarados do novo Ka são o Volkswagen Gol, o Fiat Palio e os novatos Chevrolet Onix e Hyundai HB20, “sobretudo as versões 1.0”, avisa o diretor de marketing, Oswaldo Ramos.
O Ka segue a nova identidade da marca, cujo cartão de visitas é a grade trapezoidal como é vista no Fusion e no novo Focus. Ele divide a mesma plataforma com o New Fiesta e o EcoSport. Não foi divulgada uma ficha técnica, mas a montadora diz que o entre-eixos deve ter a mesma medida no Ka do que em seus “parentes”. Também o interior do carro permanece em segredo: o exemplar mostrado à imprensa é o chamado “boneco”. A montadora diz que, nesta quarta, queria enfatizar o design externo.
Novo motor
Apesar de não revelar nada da mecânica do modelo, a Ford anunciou que abrirá no ano que vem uma nova fábrica de motores, agora em Camaçari – em Taubaté (SP) é feito o Sigma, que equipa o New Fiesta, por exemplo. De Camaçari sairá um motor “revolucionário”, segundo Bill Ford. O bloco deverá ser um de 3 cilindros.
Escort, não
O hatch foi mostrado como Ka Concept (conceito, em inglês), e a montadora não garante que vai manter esse nome. “O que tenho certeza é que não será chamado de Escort”, respondeu Ramos, ao ser questionado sobre os rumores da volta desse nome.
Além da nova fábrica de motores, o presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong, anunciou que a empresa vai aumentar a capacidade da planta de Camaçari de 250 mil para 300 mil veículos por ano.
A montadora não revela em que outros países o Ka será produzido e nem em que mercados será vendido, além do Brasil. “Posso dizer que há muito potencial na América do Sul e Sul da Ásia, e nós queremos estar lá”, diz Hindricks.
Preço abaixo do Fiesta
A Ford só deverá falar de preços quando o Ka estiver para chegar às lojas, no ano que vem, mas, devido ao fator novidade e considerando a promessa de um carro equipado, o modelo não deverá voltar a ser o mais barato do Brasil, como chegou a ocorrer com o atual, em 2010. O Ka, no entanto, será mantido como modelo de entrada da marca, abaixo do New Fiesta. Fiesta Rocam e o Ka atual irão se despedir.
Fonte: www.g1.globo.com/