Concessionárias lotadas: mercado vende 16,1 mil carros por dia 

A primeira semana de janeiro registrou a melhor venda diária desde dezembro de 2012. Se o ritmo for mantido, este será o melhor janeiro da história

14/01/2014 - 17:34min

img24658

Para um ano em que fabricantes e revendedores traçam perspectivas pouco otimistas em relação às vendas de carros (a Anfavea prevê crescimento de 1,1% e a Fenabrave um quadro entre aumento de 0,21% e queda de 3,6%), a primeira semana de janeiro pode ser considerada excepcional.

A média diária de vendas nos primeiros dias do ano já é a melhor dos últimos 13 meses e a melhor da história para o primeiro mês do ano. Foram vendidos até a última sexta-feira (10) 113.175 carros e comerciais leves, o que representa 16.168 por dia. Esse número é maior do que todas as médias diárias de 2012 e só está abaixo da registrada em dezembro de 2012, quando foram vendidos 17.189 carros por dia.

Até mesmo vendedores de concessionárias estão assustados com o grande volume de pessoas procurando carros pra comprar, mas explicam a corrida às compras por dois motivos: o primeiro é aproveitar o IPI mais baixo (2% para carros flex 1.0 e 7% para até 2.0) e o segundo é comprar um carro de fabricação 2013, o que vai proporcionar uma boa economia no pagamento do IPVA.

Segundo a Anfavea, o setor encerrou 2013 com um estoque de mais de 300 mil carros, que agora são vendidos com essas vantagens. A diferença do IPI do carro 1000 cc para 2014 é de apenas um ponto percentual, mas algumas montadoras indicam que devem aumentar o preço final em até 2,5% por causa do imposto, embora a Anfavea garanta que o impacto do aumento desse ponto é de 1,1%.

Em relação ao IPVA, a vantagem de comprar um 2013 é grande, porque o imposto é calculado sobre o ano de fabricação; assim, o dono vai pagar o IPVA nos anos seguintes sobre 2013 e não sobre 2014. E, ao contrário do que muita gente pensa, o fato do carro ter sido fabricado em 2013 não o desvaloriza na hora da revenda, porque o que vale no mercado é o ano modelo e não o ano de fabricação. Para efeito de cotação, portanto, 2013/2014 é um 2014!

Diante desse quadro favorável, o consumidor correu às concessionárias nesse início de 2014 e o estoque de alguns modelos já está no fim. Na concessionária Chevrolet Rede Nova, no Itaim Bibi, em São Paulo, não há um único Classic 2013/2014, conforme constatou o repórter Caio Bednarski. A vendedora Carol informou que tem somente o 2014/2014 e que custa R$ 3 mil a mais! Ela só tinha, nesta segunda-feira, um Celta 13/14 Advanced, completo, por R$ 28,9 mil: “é a última unidade na rede” avisou, lembrando que o 2014/2014 vai custar R$ 31,9 mil.

Nas concessionárias Volkswagen só tem 2013/2014 porque a fábrica estava em férias e a entrega do 2014/2014 começa esta semana.

Na Morumbi Motor o Gol G6 1.0 (completo + pacote I Trend com volante multifuncional e computador de bordo) 13/14 custa R$ 35 mil e segundo o vendedor Gilson, o mesmo carro fabricado em 2014 custará R$ 1,5 mil a mais.

O vendedor Godoy, da concessionária Marcas Famosas (av. Santo Amaro) disse que o aumento poderá chegar a R$ 2 mil.

Na Fiat Itavema da Barra Funda um Palio 1.0 completo 13/14 custa R$ 34,5 mil, “e restam apenas oito unidades no estoque do grupo” advertiu o vendedor Celso, alertando: “o preço do 2014 vai subir para R$ 36,8 mil”.

No Grupo Amazonas (Fiat), segundo o vendedor André, restam apenas cinco unidades do Palio 2013/2014. “O carro fabricado em 2014 vai custar R$ 37,1 mil”, alertou.

O consumidor, no entanto, deve procurar com mais cuidado caso queira comprar um carro 2013/2014, porque o estoque nos pátios das revendas e das fábricas é equivalente a mais de um mês de vendas.

O ranking por marcas inicia 2014 exatamente como o fechamento de 2013, sem surpresas: Fiat, Volks, GM, Ford e Renault nas cinco primeiras posições seguidas de Hyundai, Toyota, Honda, Citroën e Nissan, fechando o grupo das Dez Mais.

No ranking por modelos, destaque para o Fiesta hatch, que começou 2014 surpreendendo: vendeu 5.650 unidades em sete dias úteis e está em segundo lugar, na frente do Palio e atrás do Gol.

IPI para 2014

Carro até 1000 cc sobe de 2% para 3%

Carro até 2000 cc a gasolina sobe de 8% para 10%

Carro até 2000 cc flex sobe de 7% para 9%

Comercial leve sobe de 2% para 3%

Fonte: www.omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br

Tags:

Compartilhe:

Outras notícias

*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário