Carros da Hora: veja os que farão você feliz 8º Ford EcoSport

Entre novatos e veteranos, testamos os modelos que se destacam hoje em dia 

22/09/2015 - 18:52min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

8º Ford EcoSport

O líder sofre seu primeiro abalo

img27953

Quem hoje está ansioso para comprar um SUV, crossover, ou qualquer coisa que não se pareça com um carro, deve sua ansiedade a ele. O EcoSport criou um mercado, uma necessidade e um público que há 15 anos sequer existia. De tão vanguardista, sua segunda geração ganhou o mundo e hoje ele é vendido em mais de 50 países. Mas essa exposição o tornou um alvo no mercado brasileiro. Todos querem um naco da fatia que ele conquistou. De 2011 para cá, cinco novos SUVs ganharam as ruas e, de alguma forma, o superaram.

Para completar, o Eco subiu de preço e encostou em carros superiores. Um EcoSport 2.0 Freestyle com câmbio automático custa R$ 78.900, e pode ir até R$ 87.100 na versão Titanium. É mais caro que um Toyota Corolla XEi. Some a isso a plataforma de um carro compacto – derivada do Fiesta –, o espaço interno precário, o nível de acabamento que não corresponde ao preço da etiqueta e um desenho que deixou de ser novidade… A queda é inevitável. Antes mesmo da chegada de Renegade, HR-V e 2008 as vendas caíram 18,2% entre 2013 e 2014, frente a 7,4% de queda do mercado.

img27954

Neste comparativo, o Eco também despencou. Entre os carros desejados por todos, ele é o único dos flex que ainda tem o tanquinho de partida a frio. O sistema de som, grande novidade em 2012, hoje é mais difícil de manusear que gelatina. E a ausência de uma central multimídia, pelo preço dele, é pão-durismo.

Dinamicamente vai bem. Não pelo motor 2.0 Duratec envelhecido ou pelo câmbio de dupla embreagem que merece melhor calibração, como se pode comprovar especialmente pela lentidão nas retomadas, e sim pelo acerto de suspensão e pela direção que fazem esquecer um pouco o fato de se estar em um SUV. Ao mesmo tempo em que pode encarar um cascalho grosso e a buraqueira da sua rua, ainda baila sem vacilos nas curvas, provando que o DNA da Ford está ali. Mas ele precisa de mais genes.

img27962

Fonte:caranddriverbrasil

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?