Depois de fechar o primeiro trimestre do ano como o quinto maior mercado no mundo, o Brasil voltou a subir no ranking e retornar a quarta colocação em abril, lugar que ocupava até o mês de janeiro. De acordo com os dados levantados pela consultoria JATO Dynamics, as vendas no país registraram alta de 29,3% em relação a abril de 2012.Com isso, tanto no quarto mês de 2013 como no acumulado do ano, o Brasil passou ao quarto lugar no ranking.
Em primeiro lugar, segue a China, o maior mercado de carros do planeta. O país apresentou crescimento significativo de 25,1% se comparado ao mesmo período de 2012. Em segundo lugar, aparecem os EUA, com aumento de 8,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Japão segue na terceira colocação, com crescimento de 9,6% em abril se comparado ao ano passado.
Ocupam o sexto, sétima e oitavo lugar, Rússia, Índia e França, respectivamente. Nesses países, o mercado de veículos apresentou queda no período. Na Rússia, as vendas despencaram 7,9%. Já na Índia a retração foi de 6,9 % e na França, de 5,1%.
Montadoras
A Toyota mantém a liderança das marcas com alta de 3% em abril se comparado ao ano passado. A montadora parece ter se recuperado da baixa nas vendas registrada no primeiro trimestre. De janeiro a abril, a montadora japonesa emplacou 2.084. 477 veículos no mundo. A Volkswagen segue em segundo lugar com crescimento de 9,8% no mercado. A Ford vem logo atrás, com aumento de 17,2% em relação ao ano anterior, seguida pela Chevrolet, quarta marca mais emplacada no mundo e que comercializou 12,2% mais veículos que em abril de 2012.
Fonte: www.revistaautoesporte.globo.com