
A América Latina contará com a primeira vez com uma fábrica de reciclagem de veículos. A unidade será localizada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). O projeto é uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a empresa Kaiho Sangyo, que lidera na reciclagem de veículos velhos por lá, e prevê investimentos de US$ 1 milhão pelos japoneses.
O recurso asiático será destinado para a criação da fábrica, o que inclui também a aquisição de equipamentos. O governo brasileiro também vai investir recursos (ainda sem valores divulgados), para a preparação de professores e para o Centro Internacional de Treinamento.
Os primeiros automóveis a serem reciclados serão os sinistrados, doados por seguradoras, e os inservíveis, de empresas siderúrgicas.
Com a unidade será possível reaproveitar mais de 95% dos veículos reciclados, diminuindo a energia na produção de aço a partir de sucata ferrosa de carros inservíveis em 56%, quando comparada à fabricação do metal a partir do minério de ferro. A planta poderá ser usada tanto pelos professores quanto pelos alunos de cursos com base tecnológica (como química e eletrônica) do centro.
Ao que tudo indica, a estrutura deve começar a ser erguida em fevereiro do próximo ano, com conclusão prevista para ao longo de 2015. Serão duas unidades com 600 m², sendo que a fábrica contará com 400 m².
Fonte: www.noticiasautomotivas.com.br