Gigante do ramo da tecnologia, a Apple está trabalhando secretamente em um projeto automotivo, com planos para começar a produzir um veículo elétrico em 2020, disseram pessoas com conhecimento do assunto. Desde junho do ano passado, a fabricante do iPhone teria começado uma “campanha agressiva” para contratar funcionários da A123, LG Chem, Samsung, Panasonic, Toshiba e Johnson Controls, todos especializados em baterias elétricas. Segundo Elon Musk, chefão da Tesla, fabricante de automóveis 100% elétricos nos Estados Unidos, a Apple estaria oferecendo salários 60% mais altos e bônus de até US$ 250 mil para contratar engenheiros da concorrência. A sondagem em cima de seus empregados, inclusive, motivou a A123 a mover uma ação judicial contra a empresa.
De acordo com outro informante, uma equipe com cerca de 2.000 pessoas já está trabalhando na iniciativa, incluindo engenheiros de peso nas áreas de baterias e robótica.
O cronograma é apertado e ousado — considerando que fabricantes costumam dedicar até sete anos desenvolvendo um modelo –, e destaca os objetivos de brigar contra a Tesla no segmento de elétricos de baixo custo. O objetivo de ambas é vender unidades abaixo de US$ 40.000 e com autonomia acima de 320 quilômetros.
“A General Motors [que, recentemente, lançou o compacto elétrico Bolt nos Estados Unidos] poderia, de fato, se equiparar à Tesla? A Apple pode”, avaliou Steve LeVine, especialista em baterias automotivas, em entrevista à Bloomberg TV.
DINHEIRO DE SOBRA
A possível incursão da Apple no ramo de carros segue caminho semelhante ao adotado pela empresa em outros setores: ela não foi a primeira a fabricar um reprodutor de música digital ou um smartphone, mas entrou nesses mercados para desenvolver produtos revolucionários.
Com US$ 178 bilhões disponíveis para investimentos, e despesas de “apenas” US$ 6 bilhões no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Cupertino, Califórnia, a Apple precisa encontrar uma via para utilizar tantos recursos que estão parados. Caso contrário, terá de devolvê-los aos investidores. Por isso, o presidente-executivo da companhia, Tim Cook, vem incentivando a expansão das tecnologias desenvolvidas pela empresa.
Justamente por ter recursos em abundância, a empresa criada por Steve Jobs tem margem para adiar a iniciativa ou até mesmo abandoná-la, caso os executivos não fiquem satisfeitos com os resultados. Isso já aconteceu com outros projetos secretos da marca, revelaram as mesmas fontes.
Procurados pela reportagem, representantes da Apple se recusaram a fazer comentários.
INSPIRAÇÃO
A Apple não é a única marca de tecnologia a querer se aventurar na área de automóveis. Desde 2010, por exemplo, o Google investe no desenvolvimento de um modelo autônomo.
Google desenvolve projeto de veículo elétrico e autônomo desde 2010.
Além disso, conforme explicou uma das fontes, o sucesso da Tesla demonstrou que os obstáculos tradicionais para entrar no setor automobilístico não são tão difíceis de superar como se pensava, e as fabricantes tradicionais de automóveis têm tido dificuldade para promover grandes saltos técnicos no desenvolvimento de novas tecnologias (o que fez a Ford a chamar justamente um engenheiro da Apple para desenvolver seu primeiro autônomo de produção).
Fonte: www.carros.uol.com.br