Tesla Model 3 vence VW ID.3 e lidera entre os elétricos com sobras
Mercado mais importante do continente europeu, a Alemanha não conseguiu se recuperar em 2021. Após sofrer os fortes impactos da pandemia durante 2020, o país foi seriamente afetado pela crise global de componentes e encerrou o ano passado com 2.622.132 veículos novos vendidos, uma retração de 10,1% de acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país.
De acordo com o Best Selling Cars Blog, este foi o pior desempenho desde 1985. No ranking de montadoras, as quatro primeiras posições foram exatamente as mesmas de 2020, com a líder Volkswagen (489.962) ganhando 0,7 ponto percentual de participação. Superada pela BMW (222.481) até novembro, a Mercedes (225.392) reagiu no último momento, mas encerrou 2021 com a maior queda do top 5 (-25,7%).
Atrás da Audi (181.877), a Opel (161.852) cresceu quase 11% e garantiu o 5º lugar, duas posições à frente do ranking anterior. Com a maior queda dentre as 20 primeiras (-35%), a Ford (126.358) encerrou no 7º lugar. Já a Tesla, com 39.614 unidades – quase 140% a mais do que há um ano -, entrou no top 20 pela 1ª vez. A situação deve melhorar ainda mais com a inauguração da fábrica local da marca norte-americana.
POS. | MARCA | 2021 | % PART. 2021 | 2020 | % PART. 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | VW | 489.962 | 18,7% | 525.612 | 18,0% | -6,8% | 1º |
2º | MERCEDES-BENZ | 225.392 | 8,6% | 303.185 | 10,4% | -25,7% | 2º |
3º | BMW | 222.481 | 8,5% | 240.698 | 8,2% | -7,6% | 3º |
4º | AUDI | 181.877 | 6,9% | 213.934 | 7,3% | -15,0% | 4º |
5º | OPEL | 161.852 | 6,2% | 146.219 | 5,0% | 10,7% | 7º |
6º | SKODA | 149.838 | 5,7% | 181.198 | 6,2% | -17,3% | 6º |
7º | FORD | 126.358 | 4,8% | 194.250 | 6,7% | -35,0% | 5º |
8º | SEAT | 108.726 | 4,1% | 114.564 | 3,9% | -5,1% | 9º |
9º | HYUNDAI | 106.620 | 4,1% | 105.051 | 3,6% | 1,5% | 10º |
10º | RENAULT | 105.944 | 4,0% | 125.318 | 4,3% | -15,5% | 8º |
11º | FIAT | 82.783 | 3,2% | 89.150 | 3,1% | -7,1% | 11º |
12º | TOYOTA | 71.890 | 2,7% | 77.176 | 2,6% | -6,8% | 12º |
13º | KIA | 65.839 | 2,5% | 64.296 | 2,2% | 2,4% | 13º |
14º | PEUGEOT | 52.660 | 2,0% | 55.401 | 1,9% | -4,9% | 14º |
15º | VOLVO | 43.616 | 1,7% | 47.194 | 1,6% | -7,6% | 17º |
16º | MINI | 42.938 | 1,6% | 44.152 | 1,5% | -2,7% | 20º |
17º | CITROËN | 42.636 | 1,6% | 48.950 | 1,7% | -12,9% | 16º |
18º | DACIA | 40.338 | 1,5% | 50.704 | 1,7% | -20,4% | 15º |
19º | TESLA | 39.614 | 1,5% | 16.694 | 0,6% | 137,3% | 24º |
20º | MAZDA | 38.107 | 1,5% | 44.346 | 1,5% | -14,1% | 19º |
… | … | … | … | … | … | … | … |
TOTAL | 2.622.132 | 100,0% | 2.917.678 | 100,0% | -10,1% | … |
Entre os modelos, a VW garantiu um pódio 100% pela 7ª vez nos últimos 8 anos – a exceção foi 2019. Com 91.621 unidades, quase 45 mil a menos do que em 2020 e menos da metade do total registrado em 2019, o VW Golf completou 41 anos consecutivos no topo do ranking, garantindo sua 46ª vitória nos últimos 47 anos – o último modelo diferente a liderar no país foi o Mercedes W123, em 1980.
Sétimo há um ano, o T-Roc venceu o Tiguan por menos de 2 mil unidades (57.424 x 55.527). Melhor do resto, o Opel Corsa foi o preferido por 49.475 consumidores. Destaque do ano, o VW Up! (46.708) completou o top 5 com alta de quase 74% após ter sido apenas o 29º em 2020. Vice na lista anterior, o VW Passat (45.696) perdeu ¼ de suas unidades.
Atrás de Mini (42.939) e de BMW Série 3 (41.704), a van Fiat Ducato (41.379) assegurou lugar entre os dez primeiros pelo 2º ano seguido. Reforçado pelo desempenho expressivo nos últimos meses, o Tesla Model 3 (35.262) foi o 12º após sequer figurar entre os cinquenta primeiros em 2020. Em queda superior a 30%, o VW Polo (32.274) ficou atrás do Mercedes GLC (33.719), 14º – este, aliás, foi o 2º ano seguido sem nenhum modelo da marca no top 10.
28º no ano anterior, o VW T-Cross (34.181) subiu quinze posições. Principal aposta da marca entre os elétricos, o VW ID.3 (26.693) cresceu mais de 84% e se aproximou do top 20, onde nenhum Audi marcou presença. Quarto em 2020, o Ford Focus (21.969) desta vez foi apenas o 36º – o Fiesta, que havia sido 18º, sequer figurou no top 50.
POS. | MODELO | 2021 | % PART. 2021 | 2020 | % PART. 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | VW GOLF | 91.621 | 3,5% | 136.324 | 4,7% | -32,8% | 1º |
2º | VW T-ROC | 57.424 | 2,2% | 50.822 | 1,7% | 13,0% | 7º |
3º | VW TIGUAN | 55.527 | 2,1% | 60.380 | 2,1% | -8,0% | 3º |
4º | OPEL CORSA | 49.475 | 1,9% | 53.199 | 1,8% | -7,0% | 6º |
5º | VW UP | 46.708 | 1,8% | 26.872 | 0,9% | 73,8% | 29º |
6º | VW PASSAT | 45.696 | 1,7% | 60.904 | 2,1% | -25,0% | 2º |
7º | MINI | 42.938 | 1,6% | 44.152 | 1,5% | -2,7% | 11º |
8º | BMW SÉRIE 3 | 41.704 | 1,6% | 47.273 | 1,6% | -11,8% | 8º |
9º | FIAT DUCATO | 41.379 | 1,6% | 44.312 | 1,5% | -6,6% | 10º |
10º | SKODA OCTAVIA | 40.663 | 1,6% | 53.302 | 1,8% | -23,7% | 5º |
11º | FIAT 500 | 35.787 | 1,4% | 32.039 | 1,1% | 11,7% | 21º |
12º | TESLA MODEL3 | 35.262 | 1,3% | 15.202 | 0,5% | 132,0% | – |
13º | VW T-CROSS | 34.181 | 1,3% | 27.345 | 0,9% | 25,0% | 28º |
14º | MERCEDES GLC / GLK | 33.719 | 1,3% | 41.791 | 1,4% | -19,3% | 13º |
15º | VW POLO | 32.274 | 1,2% | 46.174 | 1,6% | -30,1% | 9º |
16º | OPEL ASTRA | 31.220 | 1,2% | 31.317 | 1,1% | -0,3% | 24º |
17º | VW TRANSPORTER | 30.663 | 1,2% | 29.540 | 1,0% | 3,8% | 26º |
18º | HYUNDAI KONA | 29.982 | 1,1% | 31.557 | 1,1% | -5,0% | 22º |
19º | FORD KUGA | 29.102 | 1,1% | 23.868 | 0,8% | 21,9% | 40º |
20º | SEAT LEON | 28.882 | 1,1% | 37.310 | 1,3% | -22,6% | 16º |
21º | AUDI A3 | 28.494 | 1,1% | 34.098 | 1,2% | -16,4% | 19º |
22º | VW ID.3 | 26.693 | 1,0% | 14.493 | 0,5% | 84,2% | – |
23º | OPEL MOKKA | 26.519 | 1,0% | 48 | 0,0% | 55147,9% | – |
24º | AUDI A6 | 26.260 | 1,0% | 31.400 | 1,1% | -16,4% | 23º |
25º | MERCEDES CLASSE E | 26.152 | 1,0% | 37.437 | 1,3% | -30,1% | 15º |
26º | BMW SÉRIE 1 | 26.081 | 1,0% | 32.831 | 1,1% | -20,6% | 20º |
27º | KIA CEED | 25.980 | 1,0% | 24.799 | 0,8% | 4,8% | 34º |
28º | BMW X1 | 25.486 | 1,0% | 28.551 | 1,0% | -10,7% | 27º |
29º | MERCEDES CLASSE A | 25.070 | 1,0% | 43.391 | 1,5% | -42,2% | 12º |
30º | RENAULT ZOE | 24.736 | 0,9% | 30.376 | 1,0% | -18,6% | 25º |
31º | AUDI Q3 | 24.346 | 0,9% | 25.307 | 0,9% | -3,8% | 31º |
32º | BMW X3 | 24.157 | 0,9% | 23.351 | 0,8% | 3,5% | 41º |
33º | AUDI A4 | 23.767 | 0,9% | 35.841 | 1,2% | -33,7% | 17º |
34º | BMW SÉRIE 5 | 23.290 | 0,9% | 26.540 | 0,9% | -12,2% | 30º |
35º | MERCEDES CLASSE C | 22.640 | 0,9% | 41.651 | 1,4% | -45,6% | 14º |
36º | FORD FOCUS | 21.969 | 0,8% | 53.378 | 1,8% | -58,8% | 4º |
37º | MITSUBISHI MIRAGE | 21.818 | 0,8% | 21.103 | 0,7% | 3,4% | 46º |
38º | FORD PUMA | 21.431 | 0,8% | 20.244 | 0,7% | 5,9% | 50º |
39º | TOYOTA YARIS | 19.499 | 0,7% | 21.585 | 0,7% | -9,7% | 45º |
40º | SKODA KAROQ | 19.195 | 0,7% | 24.089 | 0,8% | -20,3% | 39º |
41º | MERCEDES CLA | 18.949 | 0,7% | 25.109 | 0,9% | -24,5% | 32º |
42º | FORD TRANSIT | 18.818 | 0,7% | 24.507 | 0,8% | -23,2% | – |
43º | HYUNDAI TUCSON | 18.490 | 0,7% | 15.493 | 0,5% | 19,3% | – |
44º | DACIA SANDERO | 18.440 | 0,7% | 16.803 | 0,6% | 9,7% | – |
45º | MERCEDES CLASSE V | 18.438 | 0,7% | 20.560 | 0,7% | -10,3% | 48º |
46º | RENAULT CAPTUR | 18.277 | 0,7% | 22.790 | 0,8% | -19,8% | 42º |
47º | SKODA KAMIQ | 18.080 | 0,7% | 20.850 | 0,7% | -13,3% | 47º |
48º | MERCEDES GLA | 17.977 | 0,7% | 14.322 | 0,5% | 25,5% | – |
49º | SKODA FABIA | 17.964 | 0,7% | 21.968 | 0,8% | -18,2% | 44º |
50º | AUDI Q5 | 17.841 | 0,7% | 20.395 | 0,7% | -12,5% | 49º |
EM DEZEMBRO
O último mês de 2021 foi também o 6º consecutivo com queda nas vendas no mercado alemão. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram vendidos 227.630 veículos novos, quase 27% a menos do que no mesmo período do ano anterior.
Assim como em novembro, das vinte montadoras mais bem posicionadas apenas três tiveram números melhores do que há um ano: a Tesla (6.662), 12ª; a Suzuki (4.016), 18ª; e a Porsche (3.759), 20ª. A líder VW (38.671), por exemplo, perdeu quase 36% de seus compradores. Vice pelo 3º mês consecutivo, a Mercedes (21.047) também caiu acima dos 30%. Já a Ford (8.949), num modesto 8º lugar, teve a maior queda (-50,5%).
POS. | MARCA | DEZ.21 | % MERCADO 2021 | DEZ.20 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | VW | 38.671 | 17,0% | 60.140 | 19,3% | -35,7% |
2º | MERCEDES-BENZ | 21.047 | 9,2% | 30.604 | 9,8% | -31,2% |
3º | BMW | 16.842 | 7,4% | 26.684 | 8,6% | -36,9% |
4º | OPEL | 14.768 | 6,5% | 15.561 | 5,0% | -5,1% |
5º | AUDI | 14.248 | 6,3% | 19.723 | 6,3% | -27,8% |
6º | SKODA | 13.981 | 6,1% | 19.163 | 6,2% | -27,0% |
7º | RENAULT | 12.403 | 5,4% | 14.335 | 4,6% | -13,5% |
8º | FORD | 8.949 | 3,9% | 18.070 | 5,8% | -50,5% |
9º | HYUNDAI | 8.928 | 3,9% | 12.741 | 4,1% | -29,9% |
10º | SEAT | 6.874 | 3,0% | 10.436 | 3,4% | -34,1% |
11º | TESLA | 6.662 | 2,9% | 3.545 | 1,1% | 87,9% |
12º | TOYOTA | 6.119 | 2,7% | 8.492 | 2,7% | -27,9% |
13º | FIAT | 5.918 | 2,6% | 9.287 | 3,0% | -36,3% |
14º | DACIA | 5.556 | 2,4% | 7.621 | 2,4% | -27,1% |
15º | VOLVO | 5.011 | 2,2% | 5.691 | 1,8% | -11,9% |
16º | KIA | 4.863 | 2,1% | 5.391 | 1,7% | -9,8% |
17º | PEUGEOT | 4.620 | 2,0% | 5.285 | 1,7% | -12,6% |
18º | SUZUKI | 4.016 | 1,8% | 2.200 | 0,7% | 82,5% |
19º | MINI | 3.948 | 1,7% | 4.485 | 1,4% | -12,0% |
20º | PORSCHE | 3.759 | 1,7% | 2.813 | 0,9% | 33,6% |
… | … | … | … | … | … | |
TOTAL | 227.630 | 100,0% | 311.394 | 100,0% | -26,9% |
No ranking de modelos, tivemos novidade pelo 3º mês seguido. Se em outubro o topo ficou com o VW T-Roc (5.335), desta vez 4º colocado, e em novembro a posição de honra coube ao Opel Corsa (4.896), 5º agora, em dezembro quem assumiu a liderança – pela 1ª vez, diga-se de passagem – foi o VW Up! (6.742). Repetindo sua melhor colocação já conquistada em setembro, o Tesla Model 3 (6.096) foi o 2º.
Em queda de quase 60%, o VW Golf (5.778) completou o pódio depois de ser apenas o 10º no mês anterior. Atrás do Mercedes GLC (4.649), o Renault Zoe (4.571) garantiu seu 2º top 10 consecutivo. Atrás do Skoda Octavia (4.137) e do Fiat 500 (4.028), o Mini (3.978) assegurou lugar entre os primeiros colocados pela 3ª vez seguida.
Melhores representantes de BMW e Audi, X1 (2.518) e A3 (2.511) foram 15º e 16º, respectivamente. Surpreendendo, o Suzuki Vitara (2.127) foi o 20º. Em 25º, o Mercedes Classe C (2.064) mais uma vez ficou à frente do rival BMW Série 3 (2.014). Versão elétrica do Kwid, o Dacia Spring (1.842) vendeu mais, por exemplo, do que o VW Polo (1.781).
POS. | MODELO | DEZ.21 | % MERCADO 2021 | DEZ.20 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | VW UP | 6.742 | 3,0% | 4.086 | 1,3% | 65,0% |
2º | TESLA MODEL 3 | 6.096 | 2,7% | 3.293 | 1,1% | 85,1% |
3º | VW GOLF | 5.778 | 2,5% | 13.496 | 4,3% | -57,2% |
4º | VW T-ROC | 5.335 | 2,3% | 5.123 | 1,6% | 4,1% |
5º | OPEL CORSA | 4.896 | 2,2% | 5.700 | 1,8% | -14,1% |
6º | MERCEDES GLC | 4.649 | 2,0% | 5.011 | 1,6% | -7,2% |
7º | RENAULT ZOE | 4.571 | 2,0% | 5.349 | 1,7% | -14,5% |
8º | SKODA OCTAVIA | 4.137 | 1,8% | 6.407 | 2,1% | -35,4% |
9º | FIAT 500 | 4.028 | 1,8% | 4.425 | 1,4% | -9,0% |
10º | MINI | 3.978 | 1,7% | 4.485 | 1,4% | -11,3% |
11º | VW TIGUAN | 3.924 | 1,7% | 4.791 | 1,5% | -18,1% |
12º | OPEL MOKKA | 3.618 | 1,6% | 43 | 0,0% | 8314,0% |
13º | OPEL ASTRA | 2.991 | 1,3% | 3.701 | 1,2% | -19,2% |
14º | VW PASSAT | 2.931 | 1,3% | 7.583 | 2,4% | -61,3% |
15º | BMW X1 | 2.518 | 1,1% | 4.192 | 1,3% | -39,9% |
16º | AUDI A3 | 2.511 | 1,1% | 4.670 | 1,5% | -46,2% |
17º | DACIA SANDERO | 2.322 | 1,0% | 2.873 | 0,9% | -19,2% |
18º | RENAULT TWINGO | 2.176 | 1,0% | 1.731 | 0,6% | 25,7% |
19º | MERCEDES CLASSE E | 2.154 | 0,9% | 5.283 | 1,7% | -59,2% |
20º | SUZUKI VITARA | 2.127 | 0,9% | 328 | 0,1% | 548,5% |
21º | VW TRANSPORTER | 2.122 | 0,9% | 2.868 | 0,9% | -26,0% |
22º | BMW X3 | 2.105 | 0,9% | 2.759 | 0,9% | -23,7% |
23º | VW T-CROSS | 2.105 | 0,9% | 3.149 | 1,0% | -33,2% |
24º | MERCEDES CLASSE A | 2.099 | 0,9% | 3.872 | 1,2% | -45,8% |
25º | MERCEDES CLASSE C | 2.064 | 0,9% | 4.171 | 1,3% | -50,5% |
26º | MERCEDES GLA | 2.057 | 0,9% | 1.912 | 0,6% | 7,6% |
27º | SKODA KAMIQ | 2.055 | 0,9% | 2.240 | 0,7% | -8,3% |
28º | HYUNDAI KONA | 2.039 | 0,9% | 5.102 | 1,6% | -60,0% |
29º | BMW SÉRIE 3 | 2.014 | 0,9% | 4.894 | 1,6% | -58,8% |
30º | KIA CEED | 1.982 | 0,9% | 1.993 | 0,6% | -0,6% |
31º | AUDI Q3 | 1.972 | 0,9% | 1.768 | 0,6% | 11,5% |
32º | FORD KUGA | 1.926 | 0,8% | 2.485 | 0,8% | -22,5% |
33º | AUDI A4 | 1.893 | 0,8% | 2.979 | 1,0% | -36,5% |
34º | BMW SÉRIE 1 | 1.867 | 0,8% | 4.288 | 1,4% | -56,5% |
35º | BMW I3 | 1.866 | 0,8% | 1.240 | 0,4% | 50,5% |
36º | SEAT LEON | 1.849 | 0,8% | 5.204 | 1,7% | -64,5% |
37º | DACIA SPRING | 1.842 | 0,8% | 0 | 0,0% | – |
38º | BMW SÉRIE 5 | 1.838 | 0,8% | 2.233 | 0,7% | -17,7% |
39º | TOYOTA YARIS | 1.794 | 0,8% | 2.711 | 0,9% | -33,8% |
40º | VW POLO | 1.781 | 0,8% | 4.385 | 1,4% | -59,4% |
41º | PEUGEOT 208 | 1.749 | 0,8% | 1.287 | 0,4% | 35,9% |
42º | VOLVO XC60 | 1.719 | 0,8% | 1.571 | 0,5% | 9,4% |
43º | SKODA KAROQ | 1.707 | 0,7% | 2.509 | 0,8% | -32,0% |
44º | HYUNDAI TUCSON | 1.693 | 0,7% | 1.935 | 0,6% | -12,5% |
45º | RENAULT CAPTUR | 1.674 | 0,7% | 2.192 | 0,7% | -23,6% |
46º | SMART FORTWO | 1.648 | 0,7% | 2.121 | 0,7% | -22,3% |
47º | SKODA KODIAQ | 1.647 | 0,7% | 2.032 | 0,7% | -18,9% |
48º | FORD FOCUS | 1.625 | 0,7% | 4.153 | 1,3% | -60,9% |
49º | MITSUBISHI MIRAGE | 1.587 | 0,7% | 839 | 0,3% | 89,2% |
50º | FORD TRANSIT | 1.552 | 0,7% | 2.197 | 0,7% | -29,4% |