Design da nova Lamborghini elétrica
A Lamborghini revelou, nesta sexta-feira (18), carro-conceito totalmente elétrico chamado Lanzador, na Monterey Car Week. Inspirando-se em naves espaciais, o EV Lanzador promete tecnologia de ponta e inovações de design.
Embora não seja o primeiro conceito totalmente elétrico da Lamborghini (o conceito Terzo Millennio foi introduzido em 2017), o Lanzador representa um passo significativo em direção à mudança da célebre montadora italiana para o desempenho movido a bateria.
Desenhando sugestões de design dos modelos Urus e Sián, o Lanzador combina elementos da linha existente da marca enquanto esculpe sua identidade distinta, conforme divulgado pela Lamborghini.
Este grand tourer (GT) apresenta uma variedade de recursos de infoentretenimento, incluindo uma espaçosa ponte do console central em forma de Y e um painel elegante para ajustes fáceis.
O Lanzador prioriza uma experiência de direção excepcional, integrando “significativamente” mais sensores e atuadores em seu controle dinâmico de direção.
O computador algorítmico do veículo interpreta os dados para aprimorar a experiência de dirigir ao longo do tempo, oferecendo ajustes precisos sob medida para motoristas individuais.
Com sua “unidade do piloto” integrada, o motorista pode acessar rapidamente os controles climáticos e as funções digitais – e o sistema de controle ANIMA oferece vários modos de direção no Lanzador.
Além disso, displays retráteis fornecem aos passageiros informações essenciais como velocidade, distância, clima e detalhes de entretenimento.
Com o motorista e o passageiro sentados rente ao chão, imitando a cabine de um jato, o interior da nova Lamborghini elétrica é espaçoso, apesar do um metro e meio de altura do teto.
A área traseira do EV oferece armazenamento para bagagem e um porta-malas frontal oculto adiciona mais opções de armazenamento.
O Lanzador não é apenas sobre design. Isso porque seus recursos internos visam aumentar o desempenho.
Embora detalhes específicos como alcance, bateria e capacidade de carregamento permaneçam não revelados, a Lamborghini revelou uma informação-chave: o Lanzador é capaz de produzir uma “potência de pico de mais de um megawatt” (equivalente a cerca de 1.341 cavalos de potência mecânica).
Segundo a fabricante, a tração nas quatro rodas e o torque eletrônico no eixo traseiro vai aprimorar o desempenho do Lanzador nas curvas.
A “bateria de alto desempenho de nova geração” da Lamborghini alimenta o carro, proporcionando uma autonomia substancial, embora a quilometragem específica por carga não tenha sido divulgada.
Uma característica única do Lanzador é sua otimização aerodinâmica para melhorar tanto a dinâmica de direção quanto a autonomia.
O sistema se adapta às preferências do motorista, espelhando a tecnologia usada no Huracán Performante e no Aventador SVJ. Além disso, um chassi ativo com eixo traseiro orientável e suspensão a ar pode ser controlado pelo volante.