Para responder às mudanças no ambiente de negócios do setor automotivo, a Nissan revisou seu plano de eletrificação da produção. A montadora japonesa anunciou nesta sexta-feira (2), que planeja o lançamento de 27 veículos eletrificados – incluindo 19 carros 100% elétricos – até 2030.
Conheça os planos da Nissan de produção de carros elétricos
“A Nissan vai aumentar o número de modelos para atender a crescente necessidade dos clientes por veículos eletrificados emocionantes e diversificados com o lançamento de 27 novos modelos eletrificados, incluindo 19 novos modelos elétricos, até o ano fiscal de 2030. Como resultado, o mix de modelos eletrificados das marcas Nissan e Infiniti deve aumentar para mais de 55% até 2030 em todo o mundo, em comparação com a previsão anterior de 50%”, afirma a montadora, em comunicado à imprensa.
Com a revisão de planos, a previsão de vendas da Nissan para seu mix de modelos eletrificados nos maiores mercados, para o ano fiscal de 2026, ficou assim:
- Europa: 98% (acima do percentual anterior de 75%)
- Japão: 58% (acima do percentual anterior de 55%)
- China: 35% (versus o percentual anterior de 40%)
- Estados Unidos: 40%
Segundo a Nissan, o novo planejamento permitirá aumentar o mix de vendas de veículos eletrificados em todo o mundo de 40%, previstos quando o plano Nissan Ambition 2030 foi anunciado, para mais de 44% até 2026.
Para enfrentar as rápidas mudanças no mercado, a montadora pretende lançar um veículo elétrico criado especificamente para a China em 2024. Na Europa, a Nissan vai continuar seus planos robustos de eletrificação e também vai explorar uma colaboração mais forte na aliança com a Renault.
A Nissan diz que pretende melhorar a experiência do cliente por meio de serviços personalizados, favorecendo um engajamento de longo prazo. A empresa vai impulsionar sua estratégia de serviços veiculares conectados a partir do enriquecimento de conteúdos embarcados, “permitindo que funções sob medida atendam as necessidades dos clientes em constante mudança”.
A empresa pretende atingir a meta por meio da tecnologia de Veículos Definidos por Software e já está demonstrando isso por meio da atual arquitetura elétrica que equipa o Nissan Ariya – que estará disponível em outros modelos nos próximos anos.