Lotus Evija Fittipaldi é série limitada com alumínio reciclado de carro de F1

17/10/2022 - 08:16min

Conhecido como o carro de produção mais poderoso do mundo, o Lotus Evija está ganhnando uma edição especial. Entre as 130 unidades de produção, a nova edição Fittipaldi comemora meio século desde que o lendário piloto brasileiro triunfou em 1972. Nessa temporada, Emerson Fittipaldi e Team Lotus levaram para casa tanto o Campeonato de Pilotos de Fórmula 1 quanto o Campeonato de Construtores.

Naturalmente, o Evija ecoa do bem sucedido Type 72, que Fittipaldi conduziu a cinco vitórias na temporada de 11 corridas de F1 de 1972. O icônico esquema preto e dourado também tem 50 anos em 2022 e tem sido aplicado manualmente aqui. É complementado por uma vista plana do Type 72 gravada na fibra de carbono exposta. Há mais acenos para a fonte de inspiração de Evija, incluindo um “8” na coluna B como um lembrete do número do carro de corrida em 1972. Na parte traseira, a asa apresenta decalques comemorando a vitória da F1 nessa temporada.

Dentro da cabine, a assinatura do bicampeão da Indy 500 é colocada à mão no painel de instrumentos. A ligação direta com o passado foi conseguida com a construção do mostrador rotativo, pois foi feito à mão usando alumínio reciclado tirado diretamente do Type 72 de Fittipaldi. A costura em couro preto com contraste dourado continua o tema da carroceria. Acentos dourados adicionais são perceptíveis nos pedais, saídas de ar, botão start/stop, e no mostrador rotativo acima mencionado.

O campeão de F1 de 2009, Jenson Button, foi um dos primeiros a ficar atrás do volante do hipercarro de corrida limitada na pista particular da Lotus em Hethel. Não apenas isso, mas ele também teve a oportunidade de pilotar o Lotus Type 72 da Emerson, vencedor da corrida de 1972.

A variante totalmente elétrica Fittipaldi tem as mesmas especificações que a Evija “regular”, ou seja, motores quad com 2040 cv e 173,8 kgfm. É suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e de 0 a 300 km/h na faixa dos nove segundos. Atinge um limite eletrônico de 350 km/h. A Lotus está visando uma faixa máxima no ciclo combinado WLTP 402 quilômetros em uma única carga. Limitado a apenas oito carros, o Evija Fittipaldi será gradualmente entregue aos clientes a partir do início do próximo ano.

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