Acoplamento viscoso: como funciona

24/02/2017 - 17:14min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img30412

A polia viscosa, também chamada de acoplamento viscoso ou ainda embreagem viscosa, tem a função de ajudar o sistema do veículo a manter-se na temperatura ideal. Existe na polia uma mola bi metálica em espiral que rege com as mudanças de temperatura. Quando a temperatura do ar que está entrando no sistema está alta, a mola se expande e uma válvula interna é aberta, liberando o fluído viscoso. Deste modo, a polia se acopla à hélice, fazendo com que ela gire mais rápido para resfriar o sistema. Caso o ar esteja frio, a mola se contrai e a válvula interna é fechada, o que faz com que a velocidade da ventoinha diminua.

img30411

POLIAS TÉRMICAS E NÃO TÉRMICAS

A principal diferença entre elas é que a polia térmica detecta a temperatura e opera de acordo com ela. Já a não-térmica não varia de acordo com a temperatura e seu princípio de funcionamento é a velocidade: se a velocidade estiver alta, a polia faz a hélice girar mais rápido e conforme a velocidade diminui, ela gira mais devagar.

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?