1. Junta de vedação danificada
A junta de vedação do radiador é fabricada em borracha EPDM. O material é resistente e especificado para trabalhar em contato com a água desmineralizada e sob ação de aditivos normatizados. Além de suportar as pressões normais do sistema de arrefecimento.
A dilatação ou corrosão na junta com pouco tempo de instalação e uso compromete sua função de vedação do radiador. A conseqüência é vazamento do líquido de arrefecimento através das laterais do radiador – FIG 1.Origem
Essa condição evidencia o ataque de produtos agressivos à borracha da vedação. Pelas ilustrações abaixo – FIG 2, podemos afirmar que os danos na borracha ocorreram por uso indevido ou incorreto de líquido de arrefecimento formado por água + aditivo.
2. Tubo com corrosão interna
O Alumínio é um material com um alto coeficiente de troca térmica. Resiste bem à oxidação em contato com a água desde que ausente de cloro ou qualquer substância que reaja como óxido de alumínio.
Exemplos de corrosão:
A corrosão ocorre por reação química entre o oxido de alumínio ou alumina e outros metaisou alguma substância presente com PH ácido.
O processo de corrosão
Análise macroscópica de um tubo corroído de um radiador de alumínio tecnologia brasado:
Análise microscópica de um ponto de corrosão consumindo a parede do tubo de dentro para fora:
Após o polimento da secão longitudinal do tubo, foi possível visualizar o início e a profundidade de um ponto de corrosão. Neste caso, o ponto de corrosão está com característica de ataque por íons cloreto (cloro) presente no líquido de arrefecimento. Inicia-se num pequeno ponto e progride rapidamente.
Conclusão:
As falhas de vazamento estudadas acima, foram decorrentes de ataques e reações químicas causados por produtos agressivos aos componentes internos do radiador. O uso de líquido de arrefecimento de qualidade, associado a uma limpeza adequada do sistema, é fundamental para inibir a corrosão.