Importância dos Compressores no Sistema de Ar Condicionado

O compressor é o elemento de propulsão do fluído refrigerante no sistema de A/C.

Suas funções são: Fazer circular o fluído refrigerante no circuito e aumentar a pressão e, portanto, a temperatura do refrigerante gasoso, vindo do evaporador a baixa pressão e a baixa temperatura.

Compressor Delphi CVC original

Significa Compressor Variável Compacto e traz a tecnologia de deslocamento variável de pistão.

Benefícios:

• Design Compacto;

• Menor massa móvel, reduzindo o consumo de combustível;

• Operação suave e continua;

• Maior durabilidade;

• Trabalho ininterrupto em altas rotações do motor;

Dicas de Manutenção do Sistema de ar condicionado

Limpeza: A limpeza do sistema deve ser feita nas seguintes condições:

A) Quebra interna com ou sem travamento de compressor causando alto desgaste interno, evidenciado pelo óleo sujo ou com coloração muito escura (“queimado”);

B) Penetração de corpos sólidos ou líquidos estranhos (sujeira, água, etc.);

C) Toda vez que o compressor for substituído.

Atenção! Não lavar o sistema antes que os seguintes componentes sejam retirados: compressor, filtro secador, acumulador de sucção, válvula de expansão e tubo de orifício.

Lave sempre: Evaporadores, Condensadores, Mangueiras com “muflas”.

• Para limpeza do sistema recomendamos o uso dos solventes: R 141b, Dupont “Flush Fluid”.

• A válvula de expansão e tubos de orifício devem ser lavados imersos em R141b.

• Para secagem do sistema recomendamos Nitrogênio ou ar comprimido seco.

• Na remontagem, passe fluido nos o’rings, válvula de expansão e outros para não danificálos.

• O compressor novo deve estar abastecido com a carga total original de óleo do sistema.

• Após a montagem, proceder a testes de vazamento, processar o vácuo e realizar a carga de gás.

 

Comparativo de óleos encontrados no mercado.

À direita, óleo retirado do compressor Delphi CVC Original;

À esquerda, óleo oxidado retirado de outros compressores sem uso encontrados no mercado;

 

Substitua sempre: Acumulador/ Filtro Secador;

Tubo de Orificio – é o único filtro em um sistema com “tubo de expansão” (sempre utilizando a mês- ma cor);

Inspecione a entrada/acumulo de detritos e óleo sujo na válvula de expansão TXV e substitua se encontrar estas evidências.

Vácuo

Passo de extrema importância que remove o ar, umidade e ajuda a garantir uma temperatura mais fria e impede a corrosão em longo prazo.

Efetue o vácuo pelo menos por 30 minutos e nos sistemas com duplo evaporador 45 minutos.

Para se retirar todo o ar do sistema de AC deveríamos ter vácuo absoluto no sistema, porém isto é impossível, portanto o mínimo recomendado seria 25mmHg.

Gases não condensáveis no sistema promovem:

• Pressão e Temperatura excessiva

• Reduz a eficiência de resfriamento

• Promove Corrosão

 

Umidade no sistema promove:

• Congelamento e corrosão no sistema

 

Carga e fluído refrigerante

Use apenas R12 ou R134a nos sistemas específicos.

O processo de carga do sistema é crítico.

A falta de fluido no sistema reduz a lubrificação do compressor e o desempenho do sistema execução.

• Verifique a correta especificação de carga em várias fontes se tiver dúvida;

• Lembre-se de compensar a carga conforme a quantidade de fluído retido na mangueira do equipamento;

• Excesso de fluído danifica o Compressor e tambem causa baixa performance do sistema;

Realize carga por peso líquido e não por pressão!

 

Antes de colocar o compressor em funcionamento

Utilizando a ferramenta própria ou mesmo com as mãos gire pelo menos 10 vezes o compressor para que o óleo circule dentro do compressor.

Evite o funcionamento inicial sem lubrificação durante a primeira partida do compressor, isto irá ajudar e muito na durabilidade do mesmo.

Veja a matéria completa no anexo.

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