O compressor é o elemento de propulsão do fluído refrigerante no sistema de A/C.
Suas funções são: Fazer circular o fluído refrigerante no circuito e aumentar a pressão e, portanto, a temperatura do refrigerante gasoso, vindo do evaporador a baixa pressão e a baixa temperatura.
Compressor Delphi CVC original
Significa Compressor Variável Compacto e traz a tecnologia de deslocamento variável de pistão.
Benefícios:
• Design Compacto;
• Menor massa móvel, reduzindo o consumo de combustível;
• Operação suave e continua;
• Maior durabilidade;
• Trabalho ininterrupto em altas rotações do motor;
Dicas de Manutenção do Sistema de ar condicionado
Limpeza: A limpeza do sistema deve ser feita nas seguintes condições:
A) Quebra interna com ou sem travamento de compressor causando alto desgaste interno, evidenciado pelo óleo sujo ou com coloração muito escura (“queimado”);
B) Penetração de corpos sólidos ou líquidos estranhos (sujeira, água, etc.);
C) Toda vez que o compressor for substituído.
Atenção! Não lavar o sistema antes que os seguintes componentes sejam retirados: compressor, filtro secador, acumulador de sucção, válvula de expansão e tubo de orifício.
Lave sempre: Evaporadores, Condensadores, Mangueiras com “muflas”.
• Para limpeza do sistema recomendamos o uso dos solventes: R 141b, Dupont “Flush Fluid”.
• A válvula de expansão e tubos de orifício devem ser lavados imersos em R141b.
• Para secagem do sistema recomendamos Nitrogênio ou ar comprimido seco.
• Na remontagem, passe fluido nos o’rings, válvula de expansão e outros para não danificálos.
• O compressor novo deve estar abastecido com a carga total original de óleo do sistema.
• Após a montagem, proceder a testes de vazamento, processar o vácuo e realizar a carga de gás.
Comparativo de óleos encontrados no mercado.
À direita, óleo retirado do compressor Delphi CVC Original;
À esquerda, óleo oxidado retirado de outros compressores sem uso encontrados no mercado;
Substitua sempre: Acumulador/ Filtro Secador;
Tubo de Orificio – é o único filtro em um sistema com “tubo de expansão” (sempre utilizando a mês- ma cor);
Inspecione a entrada/acumulo de detritos e óleo sujo na válvula de expansão TXV e substitua se encontrar estas evidências.
Vácuo
Passo de extrema importância que remove o ar, umidade e ajuda a garantir uma temperatura mais fria e impede a corrosão em longo prazo.
Efetue o vácuo pelo menos por 30 minutos e nos sistemas com duplo evaporador 45 minutos.
Para se retirar todo o ar do sistema de AC deveríamos ter vácuo absoluto no sistema, porém isto é impossível, portanto o mínimo recomendado seria 25mmHg.
Gases não condensáveis no sistema promovem:
• Pressão e Temperatura excessiva
• Reduz a eficiência de resfriamento
• Promove Corrosão
Umidade no sistema promove:
• Congelamento e corrosão no sistema
Carga e fluído refrigerante
Use apenas R12 ou R134a nos sistemas específicos.
O processo de carga do sistema é crítico.
A falta de fluido no sistema reduz a lubrificação do compressor e o desempenho do sistema execução.
• Verifique a correta especificação de carga em várias fontes se tiver dúvida;
• Lembre-se de compensar a carga conforme a quantidade de fluído retido na mangueira do equipamento;
• Excesso de fluído danifica o Compressor e tambem causa baixa performance do sistema;
Realize carga por peso líquido e não por pressão!
Antes de colocar o compressor em funcionamento
Utilizando a ferramenta própria ou mesmo com as mãos gire pelo menos 10 vezes o compressor para que o óleo circule dentro do compressor.
Evite o funcionamento inicial sem lubrificação durante a primeira partida do compressor, isto irá ajudar e muito na durabilidade do mesmo.
Veja a matéria completa no anexo.