APS - Distribuidora

05 de maio de 2017

Qual a importância do aditivo do radiador?

img31404

“Além de evitar que a água ferva ou congele, o aditivo de radiador (chamado também líquido de arrefecimento) protege os componentes metálicos da corrosão e evita a formação de incrustações, que podem causar entupimentos e, como consequência, sobreaquecimento”, lembra Cláudia Cavadas, gerente de tecnologia e qualidade assegurada da Castrol.

Também é importante verificar se existe algum ponto de vazamento no sistema de arrefecimento, que é composto pelo radiador, mangueiras e reservatório de expansão. Já a proporção de mistura de água com líquido de arrefecimento é indicada na embalagem do próprio produto. A marcação deve ser respeitada para preservar ao máximo a durabilidade do sistema – e para não prejudicar seu funcionamento adequado do veículo.


A combinação de água e aditivo é bombeada para as camisas do motor, resfriando (por meio de troca de calor) cabeçote, pistões, câmaras de combustão, paredes dos cilindros, válvulas e outros componentes. “O líquido aquecido circula através de dutos e mangueiras e volta ao radiador, onde é resfriado com o auxílio de ventilação”, explica a gerente.


Estar atento a essa simples manutenção é ainda mais importante nessa época de aumento gradual da temperatura, por conta da proximidade do verão, que coincide com as férias de fim de ano. É muito comum ver carros parados na estrada por causa de sobreaquecimento do motor.



Imagem 1
Imagem 1 de 0