APS - Distribuidora

14 de julho de 2017

Dica APS: Sistema de Arrefecimento

Quais cuidados é preciso ter para que o sistema não dê problemas?

Abasteça o sistema sempre com o líquido certo (aditivo + água desmineralizada) ou com o aditivo pronto para uso. É importante lembrar que colocar apenas água da torneira, ao invés da mistura com os fluídos específicos, pode danificar o veículo. O líquido correto altera o ponto de ebulição e congelamento da água, o que evita que a ela ferva ou congele. A composição também evita a oxidação das peças. “Só use água se for uma emergência para chegar a uma manutenção”, afirma Walter.

Também é essencial verificar o nível do líquido uma vez por semana. Mas nunca abra o vaso de expansão com o carro ligado ou logo depois que o motor parou de funcionar. Evite abrir o reservatório - ele é transparente justamente para facilitar a checagem do nível. Se a água estiver baixa, ou seja, não estiver no nível máximo com o motor frio (o que fica indicado com uma marcação na própria peça), leve o veículo na oficina.


img31493


Outra dica é: não faça a troca do líquido em casa ou em um lugar que você não confie. Durante a troca do aditivo, é recomendável limpar os componentes do sistema e drenar a composição, ações que demandam certo conhecimento.

Imagem 1
Imagem 1 de 0