APS - Distribuidora

23 de junho de 2017

Como funciona o interruptor térmico do carro?

Neste artigo vamos detalhar o funcionamento do interruptor térmico do carro, você vai aprender o que é esta peça e porque recebeu o nome popular de cebolão. Todos os seus detalhes e características você confere agora!

O famoso cebolão é um interruptor térmico que fica no radiador do veículo. Ele é responsável por acionar o eletro-ventilador no momento em que a temperatura programa pelo sistema é atingida.

Esta temperatura oscila bastante de veículo para veículo, mas geralmente gira em torno de 87 e 96 graus. Se você detectar qualquer tipo de película de oxidação, você deve providenciar uma limpeza urgente.

Uma curiosidade do interruptor térmico é que nos carros com ar condicionado, eles tem 3 pinos e nos carros sem ar condicionado eles tem apenas 2 pinos. A diferença existe, porque os carros com ar condicionado precisam de duas velocidades no seu eletro-ventilador.

Muitas pessoas confundem o interruptor térmico com um sensor térmico, não tem como considerá-lo como sensor, pois não existe variação de funcionamento. Este interruptor térmico funciona aberto ou fechado e só!

img31473

Problemas comuns

Para existir o funcionamento do interruptor térmico, ele precisa de um contato constante com água quente. Se ele não tiver contato com água durante todo tempo, ele não vai conseguir fechar o contato.

Quando uma válvula termostática trava fechada, ela impede que a quantidade de água quente chegue ao interruptor. Isso fará com que o interruptor não feche contato e esta água quente vai permanecer em algum ponto do motor e certamente causará um dano gravíssimo a ele.

Outro problema comum pode estar ligado ao mau funcionamento do radiador. Se seu carro estiver com qualquer tipo de problema no radiador, a água quente pode não chegar ao interruptor na quantidade necessária. O Funcionamento eficaz do interruptor térmico depende muito de todo o seu sistema abastecedor.

Esperamos que vocês tenham entendido tudo sobre este importante item do seu carro. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe-nos um comentário e certamente vamos ter o maior prazer de buscar a resposta para vocês!

Imagem 1
Imagem 1 de 0