APS - Distribuidora

31 de maio de 2017

Como funciona ar condicionado de carro?

Para entender como funciona o ar condicionado, tenha na cabeça que:


1- O sistema para condicionamento do ar - que pode esquentá-lo ou resfriá-lo- encontra-se instalado abaixo do painel do seu carro (na maioria dos casos!).

2- Ele também pode só ventilar o ar ambiente, sem mudar sua temperatura.

3- É um circuito fechado básico de refrigeração que possuí: evaporador/ventoinha, compressor (acionado por embreagem), condensador, secador, válvula de expansão e medidores de pressão e temperatura.

4- No circuito do ar condicionado circulam fluído refrigerante e óleo lubrificante.

5- Os equipamentos são unidos por tubulações que transportam os fluídos e, para que não sejam contaminados por impurezas, é importante fazer a limpeza desses dutos de ligação durante a manutenção do ar condicionado.

6- Para que um corpo perca calor, outro tem que ganhar calor.


Ok, entendi até aqui? Se sim, o sistema funciona da seguinte maneira: caso objetivo seja diminuir a temperatura, o fluído refrigerante irá absorver calor do ar, que se resfriará e será soprado para dentro do veículo; se o propósito é aumentar a temperatura dentro do carro, o fluído irá perder calor para o ar, que agora mais quente, pois absorveu energia, será soprado para dentro da cabine esquentando os passageiros.


Devemos entender as funções básicas de cada equipamento para fazer a manutenção do ar condicionado.


Então vamos lá, girei o botão do carro e solicitei o funcionamento do ar. O ciclo, então, se inicia e cada equipamento funcionará das seguintes maneiras:


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Evaporador/ventilador: ao passar pelo evaporador o fluido refrigerante, que está em forma de vapor a baixa pressão e temperatura, absorve calor do ar externo ao carro, ou reciclado de dentro dele, virando líquido a baixa pressão e retornando um ar resfriado para dentro do veículo . O ventilador ajuda a empurrar esse ar resfriado para dentro da cabine.

Compressor (acionado por embreagem): o fluído chega do evaporador a baixa pressão, a função do compressor é aumentar essa pressão na linha, geralmente é acionado por uma embreagem ligada ao motor.


É mito dizer que não se pode ligar o ar condicionado quando o motor está em altas rotações, porque o compressor sofrerá tranco nesta situação podendo estragar! Na verdade, o compressor não sofre esse tranco justamente por existir uma embreagem que acopla e desacopla em qualquer rotação, sendo ela magnética!


Condensador ou Radiador, e ventoinha: recebe a linha de vapor a alta pressão e transforma em líquido, mantendo a pressão elevada. A ventoinha ajuda a puxar o ar externo que passa na superfície do radiador.


Filtro secador: Retira a umidade e impurezas da linha.


Válvula de expansão/ tubo capilar: após sair do secador o líquido em alta pressão chega à válvula de expansão onde se transforma em vapor a baixa pressão e baixa temperatura. Voltando para o Evaporador e repetindo o ciclo.


Uma dica, muitas vezes a água que aparece embaixo do carro é do ar condicionado e não fluído refrigerante do motor. E é normal, não significa que nenhuma mangueira está estragada, só que a caixinha de água condensada estava cheia e transbordou. Então relaxa, seu propulsor está a salvo!

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