APS - Distribuidora

13 de junho de 2017

Acoplamento Sistema Viscoso

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O que é Visco?

Visco é um sistema inovador (patenteado pela Behr) para o arrefecimento dos radiadores e conseqüentemente dos motores dos veículos. Cujo princípio de funcionamento se difere dos eletro-ventiladores, devido ao aproveitamento da energia gerada pelo motor e transmitida para a embreagem viscosa, através do eixo virabrequim ou por transmissão por correias.

No Brasil sua grande aplicação se dá nos veículos que possuem alto torque (caminhões, ônibus, caminhonetes). Porém na Europa é muito aplicado nos carros de passeio, de alta performance (BMW, Mercedes, Porsche, além de caminhonetes, caminhões, ônibus).


Princípio de funcionamento:

O Visco é instalado na parte de trás do radiador. Sua maior eficiência se deve ao fato do Visco estar aproveitando a energia do eixo fazendo com que a rotação seja transferida para a embreagem viscosa do sistema. Já o funcionamento do Visco visa baixar gradativamente a temperatura do sistema.

Adaptado à embreagem viscosa temos uma hélice, que será a maior contribuinte para o aumento do deslocamento do fluxo de ar.

Após a troca térmica entre o ar externo e o radiador, o ar se desloca para o Visco, esse ar quente incide no bimetal fazendo com ocorra no mesmo uma deflexão. Essa deflexão fará com que o pino de controle que está ligado à mola que controla a válvula, alivie a pressão sob a válvula que está vedando a passagem de óleo, permitindo que o óleo saia do reservatório e migre para a câmara de trabalho onde está o disco primário.

À medida que a temperatura do ar que vem do radiador se eleva ocorre gradativamente o movimento de abertura da válvula, fazendo com que seja admitido mais e mais óleo, até que este ocupe por completo todas as trilhas do disco primário, resultando no acoplamento do Sistema Viscoso. Chamamos esta operação de Acoplamento do Sistema, pois devido à alta viscosidade do óleo, o mesmo passa a desempenhar a função de um conjunto unitário. O Visco aumentará o fluxo de ar do radiador, proporcionando um maior arrefecimento, fazendo com que o motor trabalhe em uma faixa de temperatura segura.

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Variação da viscosidade dos óleos (silicone).

• CAMINHÕES: 9.000 à 50.000 centistokes

• CARROS DE PASSEIO: 2.000 à 16.500 centistokes


Vantagens na utilização do Visco.• Redução do consumo de combustível.

• O Visco estará sempre refrigerando o radiador, fazendo com que menos energia seja direcionada para este fim.

• Melhor performance de trocas térmicas.

Dicas para o dia-a-dia.

A) Não há reparo para as embreagens viscosas.

B) O teste das embreagens devem ser feitos em uma máquina especial que controla a rotação em função da temperatura.

C) Evite danos ao bimetal, pois ele é fundamental no bom funcionamento do Visco.

D) Evite jatos de água diretamente no bimetal.

E) Evite acumulo de barro na hélice, pois o barro pode desbalancear a hélice

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